O novo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), nomeou na última segunda-feira (20/01) a arquiteta e urbanista Patrícia Veiga Fleury como administradora da Região Administrativa de Águas Claras, a 20km do centro de Brasília.
Ainda impossibilitado de realizar eleições diretas para os 31 administradores regionais, promessa de campanha, o governador seguiu o compromisso de indicar nomes “mais técnicos” para os cargos do governo.
Quem é
Sobre Águas Claras
O Distrito Federal, indivisível em municípios, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, é organizado em 31 regiões administrativas. Águas Claras é a 20ª e está a cerca de vinte quilômetros da Região Administrativa de Brasília, sede do governo federal, mais conhecida como “Plano Piloto” – referência ao conjunto urbanístico original da cidade, assinado por Lucio Costa.
O nome da cidade é uma homenagem ao córrego de Águas Claras, que nasce na região e abastece o Lago Paranoá. Foi desmembrada de Taguatinga e ganhou autonomia em 2003, mas apresenta crescimento populacional acelerado. A população é de 130 mil habitantes – a 7ª maior entre as 31 Regiões Administrativas do DF – e é formada, em sua maioria, por jovens famílias de classe média e média-alta.
Com vinte e três anos de existência e doze de independência administrativa, continua sendo considerada o maior canteiro de obras do Brasil, contando com cerca de 600 edifícios já construídos, 150 em construção e quase 300 lotes livres, segundo estimativa do Governo do Distrito Federal.
Mais de 60 construtoras atuam diretamente na cidade, que se tornou referência negativa em debates e conferências sobre urbanismo em todo o país. Entre os desafios atuais, está a implantação de infraestrutura pública e aparelhos urbanos que atendam a um crescimento tão acelerado e a graves distorções do projeto original da cidade, planejada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres.
Arquitetos no governo do DF
Outros três arquitetos e urbanistas foram nomeados recentemente pelo novo governo do Distrito Federal. Thiago de Andrade, ex-presidente Instituto dos Arquitetos do Brasil – Diretório do Distrito Federal do (IAB/DF), assumiu como secretário de Gestão do Território e Habitação. Luiz Otávio Rodrigues, ex-diretor do IAB-DF, assumiu o posto de secretário-adjunto da pasta.
Já Gilson Paranhos, ex-presidente do IAB Nacional e ex-assessor-chefe de Relações Institucionais e Parlamentares do CAU/BR, foi indicado para a presidência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF).
Publicado em 21/01/2015.
5 respostas
Feliz com a presença de arquiteto onde compete a esse profissional a tomada de decisões relativas à cidade e à sociedade, parabenizo a indicação de todos os arquitetos de Brasília para atuarem nesta gestão de governo.
FICO MUITO CONTENTE POR TER O PRIVILÉGIO DE CONTEMPLAR ESTA MARAVILHA: ARQUITETOS SENDO CONDUZIDOS PARA CARGOS PÚBLICOS DE PERFIL TÉCNICO, ONDE POSSAM DESENVOLVER SUAS HABILIDADES E CAPACIDADES, ESTRITAMENTE VOLTADAS PARA A ELEVAÇÃO DO PADRÃO DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS URBANOS, PARA A CIDADE E SEUS USUFRUIDORES.
ESTE É UM PANORAMA QUE ENCONTRAMOS NOS QUATRO CANTOS DO BRASIL, E SERIA O SONHO DE QUALQUER URBANISTA SABER QUE HÁ PROFISSIONAIS, TREINADOS E SENSÍVEIS ÀS DEMANDAS URBANAS, QUE POSSAM DAR SEU PRECISO E MUITO VALIOSO CONTRIBUTO NO INTUITO DE TORNAR AS CIDADES MAIS HUMANIZADAS, MAIS ACESSÍVEIS, MAIS EFICIENTES NO ATENDIMENTO A TODAS AS DIVERSAS E LEGÍTIMAS NECESSIDADES DE SEUS CIDADÃOS.
FICO MUITO GRATIFICADA POR PRESENCIAR ESTA MARAVILHA…
NADA MAIS PRÓPRIO! O GOVERNO DO DF, Rodrigo Rollemberg, DEMONSTRA SUA SENSIBILIDADE TÉCNICA COM ESSA NOMEAÇÃO! PARABÉNS PATRÍCIA, PARABÉNS AO GOVERNO DO DF QUE SÓ TERÁ A GANHAR!
AVANTE A TODOS!
Como morador de Águas Claras e colega de trabalho, parabenizo a nova Administradora, desejando uma gestão repleta de desenvolvimento em benefício da comunidade de Águas Claras.
Parabéns
Em 26/02/15, enviei um e-mail a Patrícia, cujo foco era a necessidade de lombadas numa rua, onde os veículos passam em alta velocidade. Hoje, 23/09/15, enviei-lhe e-mail com a reclamação de que ela não tomou nenhuma providência. Será que ela será uma fotocópia do Administrador anterior ? A derrota de Agnelo está atrelada, em parte, à má administração dos seus representantes nas “cidades satélites”.