ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto brasileiro assumirá vice-presidência da União Internacional dos Arquitetos

 

O arquiteto e urbanista Roberto Simon será vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas. A indicação do brasileiro, representeante do IAB, teve apoio unânime dos candidatos ao Conselho da UIA para o continente americano e da atual diretoria da entidade. Simon assumirá o cargo no lugar do costa-riquenho Carlos Alvarez, na Assembleia Geral que ocorrerá em Seul, Coreia do Sul, de 8 a 10 de setembro. A reunião ocorrerá logo após o 26º Congresso Mundial de Arquitetos. A escolha das vice-presidências dos demais continentes ocorrerá através de processo eleitoral por apresentar mais de um candidato por vaga.

 

Simon, que é ouvidor-geral do CAU/BR, já participou do Conselho da UIA e de várias comissões da entidade internacional de arquitetos. Ele diz que a nova responsabilidade é cercada de alegria e de preocupação. Ele cita como desafios para os próximos anos a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetura, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2020; a luta pela redução da emissão de gases de efeitos estufa das construções; e o apoio às seções nacionais em suas relações com os governos.

 

 

“A união é o paradigma dos novos tempos. Esse tem sido meu lema durante os quase 20 anos que venho trabalhando pela organização da profissão dentro e fora do país. Nessa tarefa, sempre fui bem ladeado pelos companheiros dessa já longa jornada. Um aprendizado que veio de muitos, como Miguel Pereira, Carlos Fayet, Fabio Penteado (falecidos), assim como Haroldo Pinheiro, Gilson Paranhos, Gilberto Belleza, Antônio Carlos Campelo Costa, Anderson Fioreti, Silvia Lenzi, João Edmundo Bohn, e mais recentemente Sérgio Magalhães. Dentre outros amigos e conselheiros durante todos esses anos”, afirmou Simon.

 

A UIA é a maior entidade de arquitetura do mundo. Atualmente, reúne as seções internacionais e as federações de arquitetos de 124 países, dos cinco continentes, representando cerca de 1.850.000 profissionais. É ainda órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído.

 

Fonte: IAB

12 respostas

  1. Arquiteto Simon desde os tempos em que colaborava no CREA-SC num projeto de renovação daquele Conselho na busca de um NOVO CREA sempre se mostrou um profissional a altura de conquistar este vôo maior na UIA pelo seu talento e capacidade de integração com os arquitetos brasileiros.Santa Catarina se orgulha muito de ter um manezunho na vice presidência deste órgão internacional da arquitetura mundial.

    1. Obrigado querido amigo foi uma honra servir a seu lado naqueles tempos de necessárias mudanças. Espero sempre estar a altura desses desafios, bem acompanhado tudo da certo ao final. Abracao desse manezinho que te admira!

  2. Está realmente é uma boa notícia para todos os arquitetos brasileiros.
    Roberto Simon será um grande representante e a UIA ganha com esta indicação um profissional valoroso.
    Parabéns a Roberto Simon.
    Paulo Sophia

  3. Parabéns querido amigo, sucesso na nova missão na luta em favor de nossa classe.

  4. Caríssimo Simon
    Forte abraço parabéns e muita determinação no novo cargo que ocupará !
    Ainda não te conheço , mas com parte da família Simon merece todo respeito e admiração .
    Eu sou arquiteto pernambucano nascido em 1948 ; fui presidente do IAB – PÉ por dois mandatos e a 33 anos moro em Brasília aonde exerci o cargo de Diretor da Agência Nacional de Águas também por dois mandatos ,
    A tua disposição para os caminhos que perambulam nos campos da cultura e dos valores da nossa profissão
    Meu e – mail : franca. [email protected]

  5. Show Parabens !!! Uma noticia sempre bem vinda que enche de orgulho ver que nossa classe esta bem representada e organizada.

    Parabens Simom.

  6. Parabéns Simon
    Conhecendo-o apenas pelo seu acervo de trabalho pelo IAB,apesar dos meus bem vividos 63
    anos de trabalho profissionais em Pernambuco (desde 1954)ocupamos a presidência do IAB-PE
    1964/68 e fizemos parte da fundação do SAEPE- Sindicato dos Arquitetos de Pernambuco (também Presidente)
    Waldecy Fernandes Pinto
    http://www.waldecypinto.arq.br

  7. ” Caro Simon, é com satisfação tê-lo como representante para a vice-presidência da UIA, coroa seu empenho e dedicação à profissão, PARABÉNS.”

  8. Parabéns amigo. Merecido reconhecimento pela sua competência, trabalho e capacidade. Sucesso sempre!!!

  9. Parabéns amigo. Merecido é reconhecido o teu trabalho. Sucesso nesta nova empreitada. Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

Pular para o conteúdo