Clipping

Arquiteto brasileiro, Caio Simonetti, vence concurso internacional de arquitetura minimalista

 

Edição de 05 de março de 2024

 

Edição #16961

 

Brasília, 05 de março de 2024.

 

DESTAQUES

 

 CAU/BR: Arquiteto brasileiro, Caio Simonetti, vence concurso internacional de arquitetura minimalista

O Projeto “House of Leafs” (em tradução livre, “Casa de Folhas”), do jovem arquiteto brasileiro Caio Simonetti, venceu o concurso da Archiol Competitions, na categoria Minimal Dwelling. De caráter internacional, a competição visa explorar as possibilidades do minimalismo em projetos residenciais e premiou três competidores, tendo o brasileiro no primeiro lugar.

 

CAU/PR: Nobel da Arquitetura: Riken Yamamoto é o vencedor do Prêmio Pritzker 2024

O arquiteto Riken Yamamoto é o vencedor do Prêmio Pritzker 2024, considerado o Nobel da Arquitetura. A organizadora da premiação realizou o anúncio nesta terça-feira (05).

 

CAU/MG: CAU/MG abre consulta pública para construção do planejamento do triênio 2024-2026

Conselho receberá até o dia 07 de março sugestões e ideias de todos os interessados em moldar o futuro da Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais.

 

CBIC: Mulheres na Construção: desafios, conquistas e impacto na indústria 

A iniciativa “Elas Constroem”, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), destaca o crescente papel das mulheres no setor da construção, convidando profissionais atuantes para participarem da Semana das Mulheres. Nos últimos anos, o aumento da presença feminina no setor da construção desafia estereótipos e contribui significativamente para o crescimento e a diversificação da indústria. Mulheres que antes eram vistas apenas como exceções estão se destacando em diversas áreas, desde engenharia e arquitetura até operação de máquinas pesadas e gestão de projetos.

 

AGÊNCIA ONU: ONU-Habitat e Prefeitura de Congonhas formam parceria inédita para promover desenvolvimento sustentável

Iniciativa vai revisar o Plano Diretor e elaborar o Plano de Mobilidade da cidade histórica, considerando seus desafios urbanos atuais.

 

PRÊMIO PRITZKER 2024

 

FOLHA DE SÃO PAULO: Riken Yamamoto vence o Pritzken com arquitetura que dignifica o cotidiano

Japonês leva o Nobel da área com conjunto de obras de viés comunitário, mirando estruturas simples e moduláveis.

 

FOLHA DE SÃO PAULO: Conheça as obras do arquiteto Riken Yamamoto

Japonês privilegia viés comunitário e transparência.

 

ArchDaily: Arquiteto japonês Riken Yamamoto recebe o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2024

O arquiteto japonês Riken Yamamoto foi agraciado com o Prêmio.

 

ArchDaily: Riken Yamamoto: conheça a obra construída do vencedor do Prêmio Pritzker 2024

Este ano, o Prêmio Pritzker foi concedido a Riken Yamamoto, arquiteto nascido em Pequim, que logo após a Segunda Guerra Mundial se estabeleceu em Yokohama, Japão, onde desenvolveu um profundo interesse pela arquitetura e por como ela poderia moldar as vidas das pessoas e da sociedade como um todo. 

 

ArchDaily: Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024

A escolha de Riken Yamamoto como vencedor do prestigiado Prêmio é recebida com agradável surpresa.

 

CASA VOGUE: Riken Yamamoto vence o Pritzker 2024

Com estruturas moduláveis, o arquiteto japonês foi homenageado por seus edifícios que são “pano de fundo e primeiro plano para a vida cotidiana”.

 

HAUS: Arquiteto japonês recebe Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2024; conheça o trabalho de Riken Yamamoto

Os projetos de arquitetura para a reforma de interiores ou construção de novas residências, edifícios e empreendimentos comerciais sofrem a influência e são impactados pela referência não apenas das tendências de comportamento, mas também pelo trabalho dos profissionais que são alçados ao Olimpo da arquitetura global.

 

CAU/DIVERSOS

 

CAU/RN: CAU/RN e Reforamar entregam as últimas casas do edital ATHIS 2023

As três casas entregues foram de dona Leonilda, Samuel e Ayla, todas na mesma rua, no bairro de Golandim, em São Gonçalo do Amarante.

 

CAU/SC: Março das Mulheres: a primeira arquiteta e urbanista de SC

Carmem Seara Cassol, 86 anos, é uma das arquitetas pioneiras no estado de Santa Catarina e foi a primeira mulher a fazer o registro profissional de arquitetura no ano de 1965. Seus primeiros projetos foram feitos já em 1966. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), veio para Florianópolis tentar a vida de arquiteta junto ao marido Ademar José Cassol. Como a maioria das mulheres, tinha jornada múltipla de trabalho: escritório de arquitetura, funcionária pública federal, mãe e dona de casa. Também foi professora da UFSC e participou na criação e implementação do curso na instituição federal. 

 

CAU/SE: O pedestre como elemento primordial para a mobilidade urbana sustentável

Com a ascensão da era espacial a finitude da capacidade biológica básica do planeta foi compreendida. Estudos comprovam que seu limite já foi ultrapassado. Já conseguimos perceber que somos os principais elementos de mudança. Não somos mais tão inocentes assim.

 

CAU/AM: Intensificação da Fiscalização do CAU/AM para regularização de empresas sem responsável técnico

A Divisão de Fiscalização (DFI) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM) está empenhada em intensificar suas ações de fiscalização, especialmente em relação às empresas registradas que se encontram sem um profissional responsável técnico ou cujas responsabilidades técnicas estejam vencidas.

 

 CAU/MT: Presidente do CAU/MT se reúne com Presidente da Fecomércio

Presidente do CAU/MT, Lise Bokorni, se reuniu com o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior.

 

 CAU/DF: CPUA trata de planejamento estratégico em primeira reunião

A primeira reunião ordinária da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental – CPUA foi de planejamento estratégico.

 

CAU/RJ:  PLS buscam criminalizar exercício ilegal de Arquitetura e tornar a profissão uma carreira de estado

O PL nº 3.731 de 2023, que criminaliza o exercício ilegal das profissões de engenheiro, arquiteto e urbanista ou engenheiro-agrônomo e o PL nº 3.118 de 2023, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas pelo mesmo grupo quando ocupantes de cargo efetivo no serviço público, ambos de autoria da Deputada Federal Laura Carneiro, foram discutidos na sede do CAU/RJ na sexta-feira (1 º de março), durante o evento Café no CAU.

 

CAU/SP: Conselho promove debate no dia 23 sobre desafios da carreira da profissional arquiteta urbanista, empoderamento e políticas afirmativas

Como parte da programação especial para o Mês da Mulher, o Conselho promove um evento presencial no próximo dia 23, e que será uma oportunidade de reflexão sobre o cenário e os desafios das profissionais arquitetas e urbanistas.

 

CAU NA MÍDIA

 

 CAU/MT – Gazeta Digital – Conselho de Arquitetura e Crea fiscalizam estruturas do carnaval 2024 em Cuiabá

O CAU/MT, em conjunto com o Crea-MT, promoveu, uma ação de fiscalização nas estruturas de carnaval. Foram fiscalizadas a região do Centro Histórico, Arena Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso com o objetivo de promover mais segurança às pessoas que irão usufruir das festividades na região.

 

CAU/DF – Rádio CBN: Conselho fala sobre a importância do PPCUB à rádio CBN Brasília

Entrevista ao Programa “Tema do Dia”, da rádio CBN Brasília sobre o envio da proposta do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília à Câmara Legislativa (CLDF).

 

 ENTIDADES

 

CBIC: Posicionamento – Marco Legal de Garantias: juros mais baixos e facilidade de acesso ao crédito

Sancionado em 30 de outubro de 2023, o Marco Legal das Garantias (Lei 14.711/2023) já está em vigor e visa aprimorar as normas que regulamentam as garantias de empréstimos no Brasil, como hipoteca ou alienação fiduciária de imóveis. Desde 2021, o Congresso Nacional, governo e a sociedade civil debateram inovações e mudanças para o mercado, com o objetivo de diminuir o risco de inadimplência do devedor e baratear o custo operacional da captação de crédito.

 

CBIC: Reunião Geral da COIC: Pesquisas e Debates sobre projetos para 2024

Na próxima quarta-feira (06), a Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizará uma Reunião Geral, de forma on-line, via TEAMS, das 16h às 17h30. O objetivo da reunião é apresentar as pesquisas realizadas pelo Grupo Paraná Pesquisas e Somatório Inteligência Direcionada, além de discutir os projetos da COIC para este ano.   

 

CBIC: 98°ENIC: confira as trilhas do mais importante evento do setor da construção

Com o objetivo de promover o diálogo e impulsionar o desenvolvimento da indústria da construção, o 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) está prestes a acontecer. Organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento que será nos dias 02 a 05 de abril, no São Paulo Expo, São Paulo (SP) reunirá líderes, especialistas e profissionais do setor para discutir os desafios e as oportunidades que moldam o futuro da construção no Brasil.  

 

CBIC: Diálogos Regionais CBIC-Caixa Infraestrutura será no próximo dia 22

No dia 22 de março, a Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), realizará em Belo Horizonte (MG) o primeiro encontro do projeto Diálogos Regionais CBIC-Caixa Infraestrutura. O evento será às 14h, no auditório do The One.

 

CBIC: Seconci-SP utiliza aplicativo nos levantamentos técnicos nas obras

Em mais uma etapa da modernização tecnológica dos processos do Serviço Social da Construção (Seconci-SP), a equipe técnica de segurança do trabalho da entidade começou a utilizar o aplicativo Btime em seus levantamentos e análises de risco nos canteiros de obras, em todo o Estado de São Paulo.

 

FNA: FNA Participa De Congresso Nacional Extraordinário da CUT

Durante a sexta-feira (1/03), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou um Congresso Nacional Extraordinário, com o objetivo de promover alterações estatutárias que não puderam ser consolidadas no 14º CONCUT, realizado em outubro de 2023.

 

FNA: Fiocruz Abre Vagas Gratuitas Para Especialização Em Gestão Urbana e Saúde

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), está ofertando 30 vagas gratuitas para especialização em Gestão Urbana e Saúde 2024.

 

FNA: Elas nas Obras: Mulheres Na Construção Civil

A participação feminina na construção civil tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. Com a necessidade de profissionais especializados, novas oportunidades surgem para mulheres no setor. Entretanto, ainda são minorias e enfrentar diariamente o sexismo ainda faz parte da rotina de trabalho de muitas delas.  

 

IAB/RJ: Novas contratações do Minha Casa Minha Vida são autorizadas para o MS

O Governo Federal realizou, no dia 1º de fevereiro, novas contratações do Minha Casa Minha Vida (MCMV) para o condomínio Residencial Jardim Antártica, em Campo Grande (MS), e Empreendimento Habitacional de Ivinhema, em Ivinhema (MS), totalizando 194 unidades habitacionais.

 

IAB/SC: Nomeia Coordenadora do GT de Patrimônio do IAB/SC

A Arquiteta Lilian Louise Fabre Santos assume a Coordenação do GT – Patrimônio do IAB/SC.

 

IAB/SC: Mapeamento da produção científica sobre o patrimônio cultural catarinense!

O IAB/SC tem o prazer de convidar todos os pesquisadores sobre o tema do patrimônio cultural catarinense a participar do Mapeamento da produção científica sobre o patrimônio cultural catarinense.

 

IAB/SC: GT de Urbanismo do IAB/SC

A Arquiteta Geruza Kretzer assume a Coordenação do GT de Urbanismo do IAB/SC.

 

ESPECIALIZADOS

 

HAUS: Exposição marca lançamento do selo HAUS Imobi

Com o conceito “Plural Imobiliário”, é lançado ao mercado o selo HAUS Imobi.

 

HAUS: 12ª ABCasa Fair movimenta mais de R$ 2 bilhões em novos negócios

Durante quatro dias de evento, entre 4 e 7 de fevereiro, a 12ª edição da ABCasa Fair recebeu mais de 40 mil visitantes no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), e registrou cifras superiores a R$ 2 bilhões em negócios fechados pelos expositores.

 

NOTA DE FALECIMENTO

 

CAU/SP: CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista André Comitre Júnior (1951-2024)

Comitre foi presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Praia Grande (AEAPG) na gestão 2015-2017, e atuava como Diretor 1º Tesoureiro na gestão atual (2024-2026).

 

G1/PB: Geraldino Duda, arquiteto que projetou Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, morre aos 88 anos

Morte de Geraldino Duda foi confirmada por familiares. Sepultamento acontecerá em Campina Grande.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

FOLHA DE SÃO PAULO: Começa a restauração da marquise do Ibirapuera, em São Paulo

Obra teve início nesta segunda-feira e deverá ficar pronta apenas em setembro do próximo ano.

 

FOLHA DE SÃO PAULO: Veja fotos do início da restauração da marquise do Ibirapuera

Obras no parque da zona sul de São Paulo devem levar 16 meses para serem concluídas.

 

O GLOBO: Novo Museu do Jardim Botânico abre as portas no dia 8 unindo patrimônio histórico, biodiversidade e recursos digitais

Casarão na entrada do instituto de pesquisas foi revitalizado ao custo R$ 12 milhões pela Shell Brasil, a patrocinadora do projeto.

 

MATINAL: Liminar determina preservação do edifício da antiga Smov

Procuradoria-Geral do Município diz que prefeitura deve recorrer da decisão, que contrariou veredito do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural.

 

GAUCHAZH: Desembargador do TRF4 determina que prédio da antiga Smov seja preservado

Por ora, decisão de Rogério Favreto obriga prefeitura a suspender leilão de terreno que viabilizaria construção de moradias populares.

 

 JORNAL DO COMÉRCIO: Justiça Federal concede liminar que impede demolição do prédio da Smov

Quando lançar novamente o leilão do terreno na avenida Borges de Medeiros, nº 2.244, a prefeitura de Porto Alegre deverá informar que o arrematante não poderá demolir ou descaracterizar o imóvel até que seja julgado o mérito de uma ação civil pública que pede a preservação do prédio da antiga Smov, como é mais conhecida a edificação.

 

SUL 21: Justiça determina que leilão de sede da Smov deve prever preservação do prédio

Desembargador determinou, em caráter liminar, que edital deve proibir a demolição ou alterações que descaracterizem a construção.

 

AGÊNCIA SENADO: Mobilidade urbana em estudos de impacto de vizinhança passa na CDR

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou nesta terça-feira (5) projeto que inclui a mobilidade urbana entre os aspectos a serem analisados por estudos prévios de impacto de vizinhança, que investigam efeitos da construção de empreendimentos para as cidades.

 

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Clipping

CAU/BR realiza IX Encontro Nacional de Coordenadores da CEF em Brasília

Clipping

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo