CAU/UF

Fernando Carneiro completa 60 anos de Arquitetura e Urbanismo

 

No dia 16 de dezembro, o arquiteto e urbanista Fernando Jorge da Cunha Carneiro celebrou 60 anos de formado no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e é o primeiro catarinense com título exclusivo de arquiteto e urbanista. Natural de Araranguá (SC), Fernando abriu seu escritório em 1955 em Criciúma.

 

Sua trajetória foi relatada pelo presidente do CAU/SC, Ronaldo de Lima, a todos os presidentes dos CAU/UF, conselheiros federais e ao presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, na última plenária do ano, ocorrida no dia 05 de dezembro.

 

Fernando Jorge da Cunha Carneiro participou da solenidade de instalação e posse do primeiro conselho do CAU/SC em 2011, com registro no CAU/BR sob o número A0032. Em 2013, foi homenageado no 1º Encontro Anual do CAU/SC, recebendo um porta-retratos digital com fotos da arquitetura brasileira.

 

 

Foi fundador do CREA-SC em 1958 e de outras entidades profissionais, sociais e educacionais, como a Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA), em 1957; o Criciúma Clube, em 1960, do qual foi o primeiro presidente e autor do projeto arquitetônico; a Escola Técnica de Comércio, em 1970, onde também foi professor; a Fucri-Unesc, onde foi membro do 1º Conselho Curador e professor, além de co-autor do projeto inicial do Campus; a Delegacia do Sindicato dos Engenheiros (SENGE) em Criciúma, no início da década de 80; e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo de Criciúma, em 1993.

 

O arquiteto e urbanista desenvolveu outras atividades paralelas à profissão, tendo sido professor de Matemática, Inglês, Francês, Taquigrafia, Desenho Artístico e Perspectiva, Geometria Descritiva e História das Artes e das Técnicas, em escolas da região e na Fucri-Unesc, além de designer de revestimentos cerâmicos das Cerâmicas Cesaca, Eliane e Recel. Também participou da fundação das empresas Canguru, Inza e Imbralit, e de associações como a Cooperativa dos Amigos da Praia do Rincão e a Plataforma de Pesca Rincão.

 

Ele foi presidente da Sociedade Recreativa Mampituba e autor dos projetos de urbanização e arquitetura da implantação da atual sede campestre durante sua gestão, iniciada na década de 1970.

 

Ao longo de 60 anos de profissão, projetou mais de 2 mil obras, com os mais variados temas e dimensões, entre elas a Igreja da Próspera, a Praça do Congresso, o Colégio SATC, TV Eldorado (RBS), o Shopping Della Giustina, a Estação Rodoviária de Criciúma, a Vinícola Villa Francioni (São Joaquim), diversas lojas para as redes de supermercados Angeloni, Althoff e Manentti, várias residências e edifícios de diferentes funções, como clubes, escolas, indústrias, igrejas, hospitais, concessionárias, prefeituras, sedes administrativas, além de loteamentos, projetos urbanísticos e monumentos.

 

No ano de 2012, lançou o livro “Narrativas de Minha Memória”, onde relata diversos fatos familiares, históricos, sociais e profissionais, dos quais foi protagonista ou testemunha, desde a infância em Araranguá, passando pelos estudos em Porto Alegre e a vida em Criciúma e região até os dias atuais.

 

Atualmente, é sócio titular do escritório Carneiro Arquitetos Associados, desenvolvendo projetos na região sul de Santa Catarina e nas principais cidades do estado e do Sul do Brasil.

 

 
Fonte: CAU/SC. Publicado em 16/12/2014.

2 respostas

  1. Grilo !
    Como você foi produtuvo !
    Te esperamos pro tradicional jantar comemorativo de nosso aniversário de formatura.´
    Apesar da importância da data, só compareceu o LMarcos, o Landó e eu. Estava muito chocho.

    Um forte abraço

    Newton

  2. Considero de fundamental importância esses encontros, participar e curtir os momentos de cada colega engrandecem nosso ego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Debate sobre Ensino à Distância encerra o IX Seminário Legislativo

RECENTES

Evento vai debater sobre a atual realidade da moradia brasileira

RECENTES

II Encontro da Diversidade avança na construção de ações afirmativas por equidade na arquitetura e urbanismo

RECENTES

UIA divulga resultado dos ganhadores da 5ª edição do Golden Cubes Awards

Skip to content