CAU/BR

Gilson Paranhos assume presidência da Codhab do Distrito Federal

Gilson Paranhos, que deixa a Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do CAU/BR para assumir a presidência da Codhab/DF

 

O arquiteto Gilson Paranhos é o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollenberg, recém-empossado, no dia 02/01.A arquiteta Bruna Pinheiro chefiará a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis)

 

Gilson Paranhos faz parte do grupo que liderou a luta pela criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – ele presidia o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na época da criação do CAU.  Na gestão fundadora do CAU/BR (2011/2014) exerceu os cargos de assessor especial da Presidência e assessor de relações institucionais e parlamentares do CAU/BR.

 

Criada em 2007, a Codhab tem por finalidade a execução da Política de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, podendo articular-se com políticas e programas que visem ao desenvolvimento das funções econômicas e sociais da população, preferencialmente a de baixa renda, com o intuito de assegurar o bem estar das comunidades, a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”. Atualmente vinculada à Secretaria de Estado de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), a Codhab é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio sob a forma de sociedade limitada, com autorização legislativa, integrante da Administração Indireta do Governo do Distrito Federal.

 

Gilson Paranhos tem 59 anos. Nasceu em Pedregulho (SP) e reside em Brasília desde 1970. Arquiteto e urbanista (formado pela UnB), foi diretor técnico da Fábrica de Argamassa da Terracap e da Fabrica de Equipamentos Comunitários em Salvador. Trabalhou com o arquiteto Lelé nos projetos dos hospitais Sarah e em projetos de moradia popular na Bahia.

 

Sócio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde 1977 tornou-se membro do Conselho Superior da entidade até os dias atuais, Foi Vice Presidente do IAB-Distrito Federal,  Presidente do IAB – DF, Secretário Geral do IAB -Direção Nacional,  Vice Presidente IAB Direção Nacional e Presidente do IAB Nacional. Também exerceu as funções de Coordenador Nacional de Concursos Públicos e Diretor Executivo da Direção Nacional do IAB.  Participou do Conselho do Ministério das Cidades por seis anos.

 

É autor de 185 projetos (56 obras), entre eles o terminal III do aeroporto de São Paulo (Guarulhos) em 1998/99, o Condomínio Residencial classificado em 1o lugar na Bienal de Brasília 1998 (Brasília-DF), a Capela do Seminário Nossa Senhora de Fátima classificada em 2o lugar na Bienal de Brasília 2003 (Brasília DF), o  Mercado de Sobral – classificado em 2o lugar Concurso Nacional (Sobral CE),  o Hospital de Oncologia de (Natal RN),  a reforma do Hospital de Base de Brasília (Brasília DF), a reforma da recepção dos Presidentes da República na Base Aérea de Brasília (Brasília DF) e a sede da Agência Brasileira de Informação (ABIN), no DF.

 

Bruna Pinheiro é servidora pública concursada da Agefis há 21 anos e especialista em gestão pública. A arquiteta foi diretora de Fiscalização da Administração do Paranoá (1994-1998) e do Lago Sul (1998-2000). Foi assessora da Coordenadoria de Cidades (2009-2010), diretora de Planejamento da Agefis (2009-2010) e diretora-geral da Novacap (2010).  Desde 2011, Bruna Pinheiro é subsecretária de Fiscalização de Obras Públicas da Secretaria de Obras.

 

 

 

 

Publicado em 06/01/2015.

MAIS SOBRE: CAU/BR

28 respostas

  1. Caro Gilson
    Parabéns e desejo uma profícua gestão à frente da CODHAB!
    Muito sucesso nesta nova empreitada!
    Abraço,
    Guivaldo

  2. Prezado Sr. Gilson Paranhos,
    Parabéns e espero que essa gestão seja realizada com resultados de um trabalho sério e promissor em prol da cidadania. Que sejam analisados os cadastros realizados a mais de 10 anos filhos de outros projetos de moradia como Pioneiros de Brasília e o porque dos mesmos como eu ainda não ter sido convocada para receber a tão sonhada e necessitada moradia. Que seja um 2015 de realizações, de positividade,ordem e progresso. Deus o abençoe.

  3. Caro Gilson
    Parabéns pelo novo desafio que se apronta a frente da gestão da CODHABI.
    Avante!

  4. Gilson,
    Parabéns e boa sorte nessa jornada árdua , não pelo trabalho em si, mas pelo momento crítico no DF o qual com trabalho,seriedade e muita garra a gestão de vocês irá vencer e deixar bons resultados.fico na torcida, sucesso.
    Abraços,
    Lilian

  5. Parabéns Gilson e Bruna, estamos confiantes na atuação de ambos para melhorar e tornar a nossa cidade com os espaços urbanos otimizados.

  6. Prezado Gilson, desejo sorte e sucesso nessa nova trajetória que desponta a sua frente. Parabéns. Forte abraço.

  7. Parabéns, que Jesus esteja sempre presente em sua vida e de toda sua família.

  8. Parabens pelo cargo,espero que a 4ª etapa das casas do Riacho Fundo 2 sejam construidas o mais rápido possível a muito tempo espero essa casa,estou vendo a hora perder essa chance de morar em casa,n~]ao em apartamento pois paguei 25000 entre construtora e cooperativa. Isso a 4 anos atrás.
    Já estou habilitada só esperando a caixa chamar e começar as construções.
    Por favor Gilso Paranhos,não deixe de trabalhar em cima desse projeto da 4ª Etapa Riacho Fundo 2,por favor,por favor.
    Faça alguma coisa por nós nascidos em Brasilia.

  9. Bom dia
    Desejo que sua gestão frente a codhab, seja de muito sucesso.
    Será que o sr. pode me falar quando serão as obras do
    Recanto das Emas? Desde já agradeço.

  10. PARABÉNS E MUITO SUCESSO.JA FOI CONVOCADA ESTOU ABILITADA,PRA 3 etapa mas nade de mim chamar estou aquardando anciosa ABRAÇO

  11. Oi Gilson tudo bem que Deus guie os seus passos e coloque pessoas honesta para estar ao seu lado. Senhor ,guarda a família do seu filho e livre de todo o mal amém,.

  12. Oi !! Parabéns pelo susseso Deus continue guiando os seus passos , nessa nova caminhada de Vitória , Vc esta aí por q Deus e contigo por onde andar , naõ temas e Deus quem capacita o homem na terra , Vc so vai sair daí no tempo de Deus , naõ adianta tentar te tirar daí e de Deus Vc estar aí , Fica com a graça de Deus Vc e sua família , Amém.

  13. Meu amigo,estou aguardando á escritura da minha casa a 15anos- que a sua pessoa pode fazer.
    Moradores da quadra 800 do conj.01 e casa 09 recantos das emas.

  14. Olá Senhor Gilson Paranhos meu nome e Terezinha da cooperativa da Vilma, estou esperando resposta ……Um abraço fica com Deus.

  15. Boa tarde Gilson! Precisamos saber uma previsão de quando será chamado os contemplados da 5ª etapa, para assinatura do contrato e a entrega das chaves. Pois as vistorias já foram feitas em Setembro e segundo informações as entregas das etapas anteriores foram mais rápidas. Quer queira ou não, existe uma ansiedade por parte de todos, afinal é um sonho importante de cada pai e mãe de família.

    Desde já agradeço

  16. O senhor tem quer ver o lado dos filhos de Brasilia que estao na lista a ano.eu ja cansei de esperar so acredito ahora quando for em 2018 que ai o único govenador que fez lista para os filhos fe Brasilia foi o Arruda.

  17. Fiquei sabendo que existem vários imóveis alugados no Jardim Mangueiral, infelizmente. Fiquei muuuuuito triste porque fui comtemplada no Gama que fica SUPER lunge do meu local de trabalho, escola de minha filha. etc, etc. Quem aluga NÃO precisa para MORAR..Meu sonho morar no Mangueiral. Que pena que as coisas sejam assim, injustas com quem é honesto.

  18. Infelizmente, esbarramos com falhas imensas as quais prejudicam as famílias que realmente necessitam de habitação. Inscrita: 29/12/199 Convocada: 21/06/2012 e Habilitada em: 06/09/2012 em 01/08/2011 – posição 4558 – critérios 2011. Em 24/2/2016 Posição 1.748 pontuação 5578.3670139345 no total da lista : 35610 finalizando a lista atual em 1781 com a posição 35.610? quais os requisitos foram exigidos que deram a outros inscritos de pontuação menor a indicação para imóveis sendo que eu continuo na fila e tendo correspondido a todos os critérios exigidos até a presente data não fui contemplada? Peço que seja reavaliado e feito justiça.

  19. boa noite senhor GILSON PARANHOS gostaria de saber quando vai sair meu apartamento sao quase 25 anos esperando gostaria muito que o senhor me respondesse obrigado

  20. Dr.Gilson
    Boa tarde gostaria de conversar com o senhor sobre o Tombamento da Placa de identificação do Hospital de Base do DF
    Já deixei ofício em Setembro sobre sua preciosa ajuda ao nosso hospital.Parabéns por ser nosso representante da Codabh

  21. BOA TARDE. DR. GILSON. SERIA POSSIVEL IMFORMAR QUANDO TEREMOS O PLANALTINA PARQUE . EM PLANALTINA DF. RELATIVO AO MORAR BEM.

  22. Prezado Sr. Gilson Paranhos,

    Tenho a esperança de receber minha moradia ou meu lote legal na qual estou apto a receber, gostaria que os pioneiros como eu tivessem a oportunidade de realizar o sonho da casa própria e que pessoas que os invasores de terra publica não fossem contemplados primeiro.
    Tenho 18 anos que estou aguardando na fila e creio que o cadastramento realizado por vocês serão criteriosos com as pessoas que realmente esperam para realizar um sonho.

  23. Boa noite Doutor Gilson!

    Aguardo desesperadamente meu apartamento, me de um sinal de previsão quando irei receber, a vida está fácil, eu me resido no Recanto das Emas e vi que no Riacho tem muitos apartamentos fechados…. nos de oportunidade de realizar nossos sonhos da moradia… Deus abençoe.

    Att,
    Aline

  24. Oi seu Gilson venho por meio dessas poucas palavras de pedir até pelo o amor de Deus que o senhor mim ajude fui convocada pela a codhab em 2012 pra entregar á documentação entreguei e fui contemplada para o Paranoá parque e aí eu fiquei muito feliz assinei toda a documentação paguei uma taxa de 32 reais aí á moça que me atendeu falou que era pra mim aguarda o empreendimento mim ligar mais tô aguardando até hoje mais até agora nada aí eu recebi uma carta sua senhor Gilson agora segunda feira dizendo que eu tinha assinado um papel desistindo do empreendimento mais não assinei nem um papel fiquei foi sem chão quando super que meu apartamento tinha saído mais eu ti peso pago aluguel até hoje mim ajude por favor sou mãe de 5 filhos sou filho de brasilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Nota Oficial: SICCAU

CAU/BR

CAU/BR reforça laços com parlamentares federais para fortalecer pautas da categoria

CAU/BR

Concurso CAU Brasil: resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva

CAU/BR

Conselho lança Relatório Marcas da Gestão CAU Brasil 2021-2023. Acesse versão digital !

Pular para o conteúdo