CAU/BR

Arquiteto Sergio Parada colabora em competição internacional de Arquitetura no Paraguai

PARADA

 

O Paraguai está desenvolvendo uma parceria público-privada para a ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, na capital do país, Assunção. Uma das várias etapas desta licitação é a escolha do melhor projeto arquitetônico para o terminal de passageiros. Para esta tarefa, a APAR – Associação Paraguaia de Arquitetos, pediu auxílio de um dos mais proeminentes arquitetos brasileiros nesta tipologia de projeto: Sergio Parada.

 

Junto com dois colegas paraguaios, Sergio fez parte da Comissão que avaliou os projetos apresentados pelos três consórcios participantes. Entre os critérios avaliados, estavam as exigências internacionais de operação e funcionamento de um terminal de passageiros e as questões ligadas à Arquitetura propriamente dita (métodos construtivos, materiais empregados, simbologia, etc). “Um dos aspectos da análise muito considerado é que o terminal deve ser um edifício ícone. O Paraguai deseja um prédio que tivesse o caráter de portão de acesso ao país. Trata-se de uma questão simbólica e icônica, de identidade cultural”, afirma Sergio Parada.

 

O arquiteto brasileiro foi convidado a participar desta Comissão de avaliação devido à sua extensa experiência no assunto. Sergio Parada, junto com seu escritório, já participou em equipes que desenvolveram vários Planos Diretores de sítios aeroportuários, além de projetos para os Terminais de Passageiros para os Aeroportos de Brasília, Belém, Natal, Cuiabá, entre outros no Brasil, e foi vencedor do Concurso Internacional de Arquitetura para a cidade de Wuxi, na China. Também ficou em terceiro lugar no Concurso coordenado pelo IAB para o terminal do Aeroporto de Florianópolis. Além destes já citados, já realizou estudos de arquitetura com esta tipologia para várias outras cidades brasileiras.

 

Ele diz que a participação nesta Comissão para a escolha deste importante edifício no vizinho Paraguai representou um novo desafio. “Pra mim, foi uma experiência profissional enorme. Eu estava trabalhando na análise destes importantes projetos juntamente com colegas de um outro país, de outra cultura, e senti um respeito muito grande destes colegas em relação as minhas opiniões. Respeito e exigência é o que foi posto como fundamental, eles sempre me cobravam uma fundamentação de tudo aquilo que eu colocava como comentários dos projetos”, afirma.

 

O Governo Paraguaio considera que a modernização e ampliação do Aeroporto Silvio Pettirossi é um passo a mais para a melhoria aeronáutica do país, uma vez que o edital é aberto à participação de empresas estrangeiras. O consórcio vencedor terá o direito de administrar o complexo durante um período de 30 anos. Estima-se que o custo total das obras chegue a 149 milhões de dólares.

 

Publicado em 23/08/2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo