Uma equipe de arquitetos do Rio de Janeiro, encabeçada por Miguel Angel Carrasco, está entre as cinco finalistas do concurso internacional de arquitetura Re-Imagining Railway Stations organizado pelo RIBA (Royal Institute of British Architects) em parceria com a Network Rail (empresa responsável pela operação da malha ferroviária doméstica em todo o território do Reino Unido).
O concurso tem como principal objetivo a promoção de novas soluções para estações ferroviárias de pequeno e médio porte, que explorassem a interface entra comunidade do século 21 e o sistema ferroviário. O desafio apresentado aos competidores foi o desenvolvimento de propostas aplicáveis a diferentes escalas e contextos, fossem estes rurais ou urbanos, e que interpretassem a estação de trem como um vetor de desenvolvimento social e econômico para o seu entorno imediato.

O certame foi realizado em duas fases, a primeira, uma etapa aberta e internacional, em que qualquer escritório ou pessoa ao redor do mundo era convidado a submeter de forma anônima suas ideias à avaliação do júri. Nesta etapa, o júri escolheria até seis propostas para avançarem à segunda fase do concurso. Entre as 213 propostas entregues, foram selecionadas cinco, provenientes de três escritórios ingleses, um canadense e uma equipe brasileira formada pelos arquitetos Daniel de Moraes, Elisa Losada, Leonardo Falcão e Miguel Angel Carrasco, todos graduados pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) entre o ano de 2018 e 2019.
As demais equipes finalistas foram:
- ATKINS, Londres, em associação com PRD Ltd.
- Pascall+Watson Ltd., Londres
- 7N Architects, Edinburgh
- WORKSHOP Architecture, Toronto
A segunda etapa está em andamento e, ao final, deverão ser selecionados até três projetos.
Saiba mais:
RIBA: Re-Imagining Railway Stations: Connecting Communities
Uma resposta
.
Parabéns aos Colegas do Rio de Janeiro !!!
Já há muito tempo está comprovada a eficiência da nossa Arquitetura, bem como das nossas soluções arquitetônicas apresentadas em concursos públicos realizados em qualquer parte do mundo, através de excelentes trabalhos…
.
Atualmente o nosso maior desafio, está sendo conseguir efetuar o registro de qualquer atividade técnica, na atual plataforma de RRT adotada pela gestão anterior… Isso sim, não é para fracos !!! rsrsrsrs