ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetos de Família: Curso oferece vivência e trabalho em Assistência Técnica

 

 

Oportunidade fantástica para arquitetos e urbanistas que pretendem trabalhar com Habitação Social: a organização não-governamental Soluções Urbanas está promovendo um curso teórico e prático de vivências de melhorias habitacionais, baseado na metodologia do projeto Arquitetos de Família, que prevê um ciclo rápido de diagnóstico, desenvolvimento de projeto e acompanhamento de obra que torna a Assistência Técnica mais acessível. E o melhor: todo o conhecimento será aplicado de imediato junto a famílias de São Mateus e Mauá, municípios da Grande São Paulo.

 

Inscreva-se aqui até o dia 19 de julho

 

“É um curso com experimentação prática. Você se inscreve, aprende a metodologia e depois é remunerado pelo trabalho”, afirma a arquiteta Mariana Estevão, criadora do projeto Arquiteto de Família. São 8 oficinas, de fevereiro a março, seguidas da prática profissional no atendimento às famílias para elaboração de projeto e acompanhamento das obras financiadas pelo Banco do Povo Crédito Solidário, que também vai remunerar a ATHIS. Confira aqui a programação. 

 

Desde 2009 o projeto vem prestando serviços de assistência técnica gratuita para famílias de baixa renda, conforme previsto na Lei Federal n° 11.888/2008 e no art. 6º da Constituição Federal, que garante o direito social à moradia. O curso também está aberto para estudantes, engenheiros, técnicos e designers. 

 

 

O Arquiteto de Família é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil e premiada em 2013 pela Finep (Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa). Sua atuação segue a estratégia do Saúde da Família, com profissionais agindo permanentemente no mesmo território, interferindo na cultura da autoconstrução e sensibilizando a população sobre a necessidade de investir em melhorias habitacionais. “As pessoas sabem que os arquitetos são os profissionais certos para orientar a fazer da melhor maneira, com menor custo”, diz Mariana.

 

O Arquitetos de Família vem sendo executado de forma pioneira no Morro Vital Brazil, Niterói/RJ desde 2009, e já foi objeto de diversas reportagens na imprensa, inclusive na TV Globo. Clique aqui para assistir à matéria.

 

A arquiteta Mariana Estevão, criadora do programa Arquiteto de Família

 

APOIO DO CAU/RJ
Recentemente, a Soluções Urbanas desenvolveu e lançou uma plataforma online de financiamento coletivo para viabilizar a assistência técnica, a compra de materiais e a execução de obras em moradias em situação precárias. A ferramenta Arquiteto de Família pode ser acessada pelo site www.arquitetodefamilia.org.

 

As campanhas de financiamento são selecionadas e lançadas na plataforma Arquiteto de Família pela ONG Soluções Urbanas. Em breve, arquitetos e urbanistas que prestam ou desejam prestar assistência técnica de interesse social nessa área poderão também cadastrar seus projetos para captação de recursos. A possibilidade permitirá um aumento significativo da escala da plataforma.

 

Essa plataforma foi lançada com recursos do Edital de Apoio à Assistência Técnica do CAU/RJ. Desde 2017, os CAU/UF têm destinado 2% da sua arrecadação a projetos desse tipo, com o objetivo de universalizar o acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo. Leia mais aqui.

 

4 respostas

  1. Boa tarde, vão abrir novas turmas para o Curso Arquitetos de Família, ainda esse semestre?

  2. Bom dia

    Tenho interesse em fazer o curso e participar do programa porém só posso fazer o curso à tarde. Poderia me avisar se abrir turma neste período?
    Att.
    Maria Laura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo