ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetos e urbanistas constroem soluções para o pós-pandemia

Trabalho remoto, adiamento de projetos, novas relações familiares e individuais dentro das próprias casas. Esses espaços que antes eram apenas dormitórios, para muitos, com o advento do coronavírus passaram a ter uma nova rotina em tempo integral.

 

 

Com o projeto [Inter]Ação, iniciado dia 6, virtualmente, o CAU/BA abriu essa discussão com outras áreas do conhecimento abordando as Novas Relações com os Espaços de Morar, ou seja, como viver atualmente em nossas casas de forma individual ou coletiva.

 

“A pandemia demonstra que temos que entender como é a residência e sua dimensão. No futuro, o arquiteto vai ser muito mais consultado sobre questões relacionadas com a adaptabilidade e o que é mais flexível para o espaço que as pessoas têm”, avalia a arquiteta e urbanista e educadora Naia Alban, uma das debatedoras do evento.

 

Questões como usar a casa com suas demandas; como coordenar o tempo dessa vida dentro de casa; como adaptar à nova realidade o trabalho remoto de produção de projetos, de atendimento de clientes que já eram feitos virtualmente e como evitar o estresse provocado por essa nova realidade foram levantadas na discussão.

 

Também foi sugerido pensar a Arquitetura na preparação do espaço para os próximos momentos e como o arquiteto e urbanista pode ajudar hoje, inclusive com pequenas dicas, como por exemplo, sobre a ergonomia da cadeira ideal para ser usada no trabalho remoto. A discussão do CAU/BA pretende avivar a discussão e manter o contato humano.

 

No mesmo dia, o presidente o CAU/RS, Tiago Holzmann, participou de uma live com o professor Carlos Leonardo Szilagyi, da Universidade de Passo Fundo (UPF), para discutir os desafios da formação em Arquitetura e Urbanismo e a atuação profissional pós-pandemia.

 

 

O presidente destacou, entre outros pontos, a importância da Assistência Técnica de Interesse Social (ATHIS), em especial, o projeto do CAU/RS Casa Saudável em algumas prefeituras do Rio Grande do Sul, que prevê a integração de um arquiteto e urbanista junto às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para propor soluções aos problemas das casas que adoecem as pessoas.

 

 

Acesse outras resenhas de webinars e debates sobre CIDADE E HABITAÇÃO PÓS-PANDEMIA em: https://caubr.gov.br/lives-e-webinars-especial-o-futuro-das-cidades-e-habitacoes-pos-pandemia/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/RJ lança Cartão Provisório para recém-formados em arquitetura e urbanismo

CAU/SP participará de edição local da CASACOR em Ribeirão Preto

Empregados temporários encerram ciclo de trabalho no CAU/BR

Pular para o conteúdo