ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetos e urbanistas marcam presença em Encontro dos Municípios

Arquitetos e urbanistas em stand do CAU/SP

 

Está acontecendo em Brasília o maior evento de sustentabilidade urbana do Brasil. O IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável reúne 7.000 participantes, representando mais de mil municípios brasileiros. Prefeitos, secretários municipais, ministros de Estado, organizações sociais, entidades internacionais e muitos arquitetos e urbanistas compõem as discussões, que têm como objetivo mostrar as melhores experiências em gestão municipal. “Pela grande quantidade de arquitetos palestrando no evento, percebe-se o nosso protagonismo nas questões urbanas. Fica claro que nós somos os profissionais que podem contribuir para deixar as cidades mais humanas, poucas profissões têm essa visão holística”, afirma o conselheiro do CAU/BR Luis Hildebtando Paz (TO). “É muito importante que o CAU e os arquitetos tenham essa aproximação com as Prefeituras”.

 

Veja aqui as propostas do CAU/BR para os prefeitos

 

Para reforçar essa presença, o CAU/SP montou um stand no evento, para distribuir informações sobre a Nova Agenda Urbana, Acessibilidade, Mobilidade e outros temas trabalhados pelos arquitetos e urbanistas brasileiros. Além disso, o CAU/BR publicou no jornal oficial do evento a “Carta dos 100 Dias”, documento propõe uma aliança “pela qualidade e usufruto digno e democrático da cidade, baseado em instrumentos políticos de gestão pública transparentes e inclusivos”. O jornal tem tiragem de 100 mil exemplares. O documento também está sendo distribuído aos participantes por meio de materiais de divulgação do CAU/BR, como folhetos e cartazes. Leia aqui a íntegra da Carta dos 100 Dias. 

 

Divulgação do CAU/BR em jornal do evento

 

As propostas dos arquitetos e urbanistas para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras também estão sendo apresentadas nos debates que o evento promove. Nesta quarta, às 14h, a conselheira do CAU/BR Lana Jubé (GO) participa da mesa “Estatuto da Metrópole e o Desafio da Governança Metropolitana”, que vai discutir os instrumentos legais que permitem aos municípios vizinhos promoverem soluções em parceria, principalmente nas áreas de resíduos sólidos e transporte público. Na quinta, a conselheira Lana participa da mesa “Nova Agenda Urbana como oportunidade de investimento”, que vai apresentar aos prefeitos e gestores as propostas das Nações Unidas para a construção de cidades mais sustentáveis e menos desiguais. No mesmo dia, o presidente do CAU/SP, Gilberto Beleza, participa do debate “Cidades resilientes e as estratégias de adaptação ás mudanças climáticas”. 

 

Márcio Lacerda, presidente da Frente Nacional de Prefeitos, destaca que essa é uma oportunidade única para a construção de uma nova mentalidade nas cidades brasileiras. “As eleições de 2016 trouxeram uma nova leva de gestores municipais. É possível fazer planos de desenvolvimento, com participação efetiva das comunidades e a partir de experiências bem-sucedidas”. Leia mais aqui. 

 

Leia também: 

 

Nova Agenda Urbana: Conheça os principais desafios a serem enfrentados pelo prefeitos

 

Presidentes de CAU/UF apresentam Rede Brasil Urbano em encontro de prefeitos

 

Carta dos 100 Dias – Por um Pacto pelo Direito à Cidade

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Representantes do CAU Brasil e do CEAU se reúnem com Secretário Nacional de Habitação

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Presidente do IPHAN e diretor de Patrimônio Material visitam sede do CAU Brasil

CAU/BR

CAU Brasil lança política de benefícios para aquisição de softwares e outros bens e serviços

IAB

Projeto de Lelé, prédio do IAB/GO é alvo de demolição da Prefeitura em Goiânia

Skip to content