CAU NA MÍDIA

Arquitetos na Política: Imprensa destaca Seminário Nacional de Política Urbana

 

O “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis”, realizado em São Paulo nos dias 3 e 4 de julho, foi destaque na imprensa. Promovido pelo CAU/BR, IAB e CAU/SP, o evento esteve na capa do jornal O Estado de S. Paulo e também no Jornal da Cultura, da TV Cultura de São Paulo. Um dos resultados do evento foi a elaboração da “Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos às Eleições de 2018, em defesa do Direito à Cidade”. Entre os palestrantes estavam os arquitetos e urbanistas Paulo Mendes da Rocha, Ermínia Maricato, Demetre Anastassakis, Bete França, Cândido Malta Campos, Gilson Paranhos e Raquel Rolnik.

 

O Estadão destaca necessidade dos arquitetos e urbanistas ocuparem mais espaços na política nacional. “Temos de tomar o Ministério das Cidades. Indispensavelmente somos nós que temos de indicar ao presidente quem será o ministro”, disse Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker em 2006. A cobertura foi feita pelo site Esquina, cujo conteúdo é produzido em parceria com o jornal. Clique aqui para ler.

 

O Jornal da Cultura destacou como a “união de criatividade, investimento público e vontade política” pode fazer diferença nas cidades brasileiras. Mostrando a experiência das Casas Cubo de Sâo Paulo, um projeto de requalificação urbana para 11 família carentes, a reportagem mostrou que o Ministério das Cidades investiu em Assistência Técnica menos de 1% do valor investido do Minha Casa Minha Vida. “A cada dez melhorias nós gastamos o valor de um apartamento do Minha Casa Minha Vida”, afirma o arquiteto Gilson Paranhos, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF).

 

O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, também foi entrevistado. “A ideia é tirar uma Carta para os candidadtos e fururos gestores. Precisamos também trabalhar o econômico e o social, não só o territorital, para que a gente consiga construir cidades saudáveis, justas e com o ambiente natural preservado”, afirmou. Confira a reportagem completa no vídeo abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo