HOMENAGEM

Arquitetura brasileira de luto: falece Paulo Mendes da Rocha, “ousado iconoclasta”

É com imenso pesar que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil  noticia o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha ocorrido na madrugada deste domingo, 23 de maio. Nascido em Vitória em 25 de outubro de 1928, o arquiteto estava com 92 anos de idade e lutava contra um câncer no pulmão.

 

 

Entre outras honrarias,  Paulo Mendes da Rocha  recebeu o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana em 2000; o Prêmio Pritzker (“o Nobel da Arquitetura”) em 2006; o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2016; o Imperiale Praemium (Prêmio Mundial de Cultura em Memória de Sua Alteza Imperial o Príncipe Takamatsu do Japão), também em 2016;  e a Medalha de Ouro Real de 2017 do Royal Institute of British Architects (RIBA). Em 5 de maio ele foi anunciado como o ganhador da Medalha de Ouro UIA 2021 que seria entregue no UIA2021RIO. O júri reconheceu “o trabalho único de Mendes da Rocha como o de um ousado iconoclasta cujo trabalho levou a arquitetura a novos patamares de virtuosismo técnico”.⠀

 

Paulo Mendes da Rocha era um dos expoentes da chamada “escola paulista”, grupo de arquitetos modernistas liderado por Vilanova Artigas. São de sua autoria projetos como Ginásio do Clube Atlético Paulistano (um dos primeiros trabalhos, com João De Gennaro),  o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), a reforma da Pinacoteca do Estado (com Eduardo Colonelli), o Sesc 24 de Maio (um dos mais recentes, com MMBB Arquitetos) e o Museu da Língua Portuguesa (com o filho Pedro Mendes da Rocha), todos em São Paulo. Outro trabalho recente é o  novo Museu dos Coches, em Lisboa (Portugal), aberto ao público em 2015, e o Sesc 24 de Maio, em São Paulo, inaugurado em 2017.  Ele também projetou o Cais das Artes, em Vitória (Espírito Santo), sua cidade natal, em construção.

 

Sesc 24 de Maio, SP

 

Em nome do CAU Brasil, a presidente Nadia Somekh assinou a seguinte nota de pesar:  “O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil manifesta imenso pesar pelo falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, um dos mais destacados e premiados nomes internacionais da profissão nas últimas décadas. Deixa um legado de obras-primas resultado de uma prática profissional marcada pela ousadia e apuro tecnológico. Paulo Mendes da Rocha foi um educador generoso, não apenas como professor, mas também na convivência diária com os colegas com quem trabalhou em projetos e em obras. Expressamos nossos sentimentos aos familiares, aos amigos, aos colegas e à sociedade brasileira como um todo, que perdeu um humanista que expressava com vigor o compromisso social da Arquitetura e Urbanismo”.

 

CLIQUE AQUI PARA SABER DAS REPERCUSSÕES DA MORTE DO ARQUITETO 

 

Museu dos Coches, Lisboa

 

Mendes da Rocha deixa a mulher, Helene, e os filhos Renata, Guilherme, Paulo, Pedro, Joana e Naná. Pedro Mendes da Rocha também é arquiteto e coautor com o pai do projeto do Museu da Lingua Portuguesa. No Facebook, ele postou uma homenagem ao pai: “Depois de tanto projetar edifícios em concreto e aço, meu pai foi projetar galáxias com as estrelas!”.

 

 

Pinacoteca de São Paulo

 

 

VIDA E OBRA

 

Em 2016, aliando-se às homenagens prestadas por ocasião do recebimento do Leão de Ouro da Bienal de Veneza, o CAU Brasil lançou um hotsite especial contando a vida a obra de Paulo Mendes da Rocha. Navegue pelo hotsite para conhecer mais sobre ele e sua obra:

 

Home – “Intelectual inconformado, arquiteto desafiador e humanista apaixonado. Uma “lenda vida”

 

Biografia – O pai engenheiro e Vilanova Artigas, esteios da formação do arquiteto

 

Projetos – Projetos em destaque

 

Linha do Tempo – Vida profissional e obra completa

 

Prêmios – Um colecionador de prêmios

 

Entrevista – Sem entre linhas (entrevista para o CAU/SP)

 

Vilanova Artigas – O Paulo, seu pai e o meu pai (por Rosa Artigas)

 

Depoimentos – Colegas falam de Paulo Mendes da Rocha

 

Vídeos – Documentário, palestras e entrevistas

 

Links – Links de matérias e artigos sobre Paulo Mendes da Rocha

 

Bibliografia – Livros sobre o arquiteto

 

PALESTRA MAGNA

Assista a palestra magna Paulo Mendes da Rocha na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo promovida pelo CAU Brasil, no Rio de Janeiro, em 2017.

 

 

CREMAÇÃO

O corpo do arquiteto Paulo Mendes da Rocha foi cremado na segunda-feira, dia 24/05, no Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá, na Grande São Paulo.

Segundo familiares, Mendes da Rocha foi velado na noite do domingo, em cerimônia restrita, no centro da capital paulista.

 

MAIS SOBRE: HOMENAGEM

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Primeiro presidente do CAU/PI recebe homenagem no Tribunal de Justiça do estado

Presidente do CAU/RS recebe homenagem de Sant’Ana do Livramento

CAU/PE lança selo em homenagem ao centenário do arquiteto Acácio Borsoi

Pular para o conteúdo