Fórum Internacional

Arquitetura e Urbanismo no mundo foi foco de debate no RIW 2024

 

Os rumos da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e no mundo foram abordados no dia 16/8, durante o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, no Palco Sociedade 5.0, durante o Rio Innovation Week (RIW), um dos maiores eventos de inovação da América Latina. O painel reuniu lideranças de instituições nacionais e internacionais para debater o futuro da profissão e explorar novas oportunidades de cooperação.

Destaque para os participantes do debate, que foram:

  • Patrícia Sarquis Herden, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR);
  • Sydnei Dias Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ);
  • Victor Leonel Miguel, presidente do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP);
  • Manolo Maita Espada, presidente do Colegio de Arquitectos de Bolivia (CAB);
  • Job Amado Varela, presidente do Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde (OAC);
  • Rim Safar Sakkal, presidente do Rede Africana de Grupos de Arquitetura (RAGA);
  • Nivaldo Andrade, membro da União Internacional de Arquitetos (UIA).

 

O encontro teve como objetivo discutir formas concretas de cooperação entre as instituições representadas, com o intuito de aprimorar as práticas profissionais de Arquitetura e Urbanismo tanto no Brasil quanto em outros países. As discussões abordaram a integração tecnológica, o compartilhamento de informações e a criação de estratégias conjuntas que possam impactar positivamente o desenvolvimento urbano.

Ações essenciais para arquitetura e urbanismo no mundo

A presidente do CAU/BR, Patricia Sarquis Herden, destacou a importância das ações do Conselho tanto no contexto nacional quanto internacional. Ela ressaltou que essas ações são essenciais para posicionar o Brasil no cenário global da arquitetura e urbanismo, além de promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos. A executiva mencionou também o papel fundamental das políticas públicas relacionadas à arquitetura e os investimentos em projetos como a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) e o projeto de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP).

Aproveitando a ocasião, a presidente anunciou que Brasília será a sede de um próximo evento internacional de arquitetura e urbanismo, reforçando o compromisso do CAU/BR em atuar de forma proativa na esfera global.

Da perspectiva africana, foram destacadas as particularidades de Cabo Verde e a importância de desenvolver uma arquitetura que respeite as características culturais e ambientais locais, ao mesmo tempo em que adota inovações tecnológicas. Além disso, foram mencionados eventos relevantes, como os congressos e fóruns promovidos pela UIA, e a iniciativa da Capital Mundial da Arquitetura. A União Internacional de Arquitetos foi apresentada como uma catalisadora de conhecimento e um influente ator político nas políticas públicas relacionadas à arquitetura.

O evento reafirmou o compromisso da autarquia em promover a integração e o diálogo entre profissionais de Arquitetura e Urbanismo de diferentes países. A troca de experiências e a busca por soluções conjuntas são passos fundamentais para enfrentar os desafios globais da urbanização e construir um futuro mais sustentável e inclusivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Urbanismo para desenvolvimento social em favelas é destaque no RIW 2024

CAU/BR reforça transformação digital na Arquitetura e Urbanismo com mais uma parceria

Soluções baseadas na natureza dominam debate no Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo  

Pular para o conteúdo