O Brasil enfrenta desafios urbanos significativos. O déficit habitacional atinge 5,8 milhões de moradias, conforme dados da Fundação João Pinheiro, enquanto a mobilidade urbana compromete o dia a dia de milhares de cidadãos. Em São Paulo, por exemplo, a Pesquisa Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana de 2020 revelou que os moradores gastam, em média, 2h31 por dia em deslocamentos no transporte público. Com 87% da população vivendo em áreas urbanas (Censo 2022), soluções eficazes são essenciais para o desenvolvimento sustentável das cidades.
Diante desse cenário, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou a campanha “Onde o olhar do arquiteto e urbanista se faz presente, a vida melhora”. A iniciativa busca destacar como projetos arquitetônicos e urbanísticos podem transformar a vida das pessoas, promovendo inclusão, acessibilidade e qualidade de vida. “Arquitetura vai além da estética. Ela acolhe, transforma vidas e cria cidades mais inclusivas”, afirma a presidente do CAU/BR, Patricia Sarquis Herden.
Com foco em projetos concretos, a campanha visa reunir projetos que demonstram melhorias concretas no cotidiano das pessoas, com registros de “antes e depois” das obras realizadas. A ideia é evidenciar o potencial transformador da profissão em áreas como habitação social, revitalização de espaços públicos e fortalecimento de comunidades.
Os projetos enviados serão exibidos no hotsite oficial da campanha e divulgados nas redes sociais do CAU/BR. Além disso, a iniciativa prevê a criação de cinco vídeos regionais, que darão visibilidade a ações emblemáticas de diferentes regiões do país.
Além de ressaltar o papel dos arquitetos na construção de cidades mais humanas e sustentáveis, a campanha busca inspirar políticas públicas e práticas inovadoras. “A arquitetura é uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios urbanos e criar espaços que promovam dignidade e qualidade de vida”, reforça Patricia Sarquis Herden.
Como participar
Arquitetos e urbanistas interessados podem enviar seus projetos até o dia 13 de janeiro pelo hotsite da campanha. As iniciativas selecionadas serão divulgadas ao longo de 2025, ampliando a visibilidade dos profissionais e inspirando novas soluções para o planejamento urbano e arquitetônico no Brasil.