ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura em Retrospetiva: Elisabete França revê 40 anos de bienais em São Paulo

 

A arquiteta e urbanista Elisabete França está finalizando um livro que conta a história das Bienais de Arquitetura de São Paulo, de 1973 a 2013. A obra, fruto de extensa pesquisa realizada pela autora, tem como objetivo resgatar quatro décadas da produção nacional, vai se chamar “Arquitetura em Retrospectiva” e está sendo objeto de uma campanha de financiamento coletivo realizada pela editora KPMO Cultura e Arte. O projeto estreou no Catarse no dia 24 de julho. Clique aqui para apoiá-lo.

 

 

Tendo como fonte de pesquisa os acervos do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Fundação Bienal, das revistas especializadas e dos principais jornais de grande circulação, além de entrevistas com curadores e críticos de arquitetura, o trabalho visa mostrar os caminhos trilhados pelas exposições realizadas, consolidando-se, principalmente a partir de sua sétima edição, como o espaço preferencial de divulgação da produção brasileira de arquitetura, passando a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.

 

Em sua análise, Elisabete França se concentra em apresentar os percursos escolhidos pela organização e curadoria de cada uma das dez exposições, bem como seus temas e formatos adotados, além das reformulações ocorridas ao longo das quatro décadas de existência da bienal, as dificuldades enfrentadas para sua realização e as lições aprendidas, que sempre podem servir como inspiração para as próximas edições.

 

Para tornar esse projeto realidade e para disseminar o valor e a função social da arquitetura e do urbanismo no Brasil, o projeto foi inscrito no Catarse, ferramenta de financiamento coletivo. As contrapartidas vão de R$ 70,00 a R$ 2.500,00. São oferecidas ainda outras contrapartidas aos patrocinadores, propondo que parte dos livros seja doada para bibliotecas públicas e universidades.

 

O lançamento da publicação será anunciado assim que a produção estiver concluída.

 

AUTORA – Elisabete França é doutora em Arquitetura e Urbanismo e tem mais de 25 anos de experiência em projetos urbanos, ambientais, habitacionais e gestão de projetos participativos, atuando também como professora em cursos de graduação e especialização. Entre 2005 e 2012, ela foi Superintendente na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), acumulando entre 2009 e 2012 a função de secretária-adjunta. Durante oito anos, coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e os principais programas habitacionais, entre eles a Urbanização de Favelas, Mananciais, Requalificação de Cortiços, Locação Social, Regularização Fundiária, Projetos Habitacionais nas Operações Urbanas Faria Lima e Água Espraiada.

 

É autora e organizadora de mais de 20 publicações sobre arquitetura e urbanismo, e coordenadora editorial da série “Novos Bairros de São Paulo”, editada pela Sehab. Em 2002, ela foi curadora – com Glória Bayeux – da exposição “Favelas Upgrading”, apresentada no Pavilhão Brasileiro durante a 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Desde 2000 tem atuado também na área de consultoria junto a organizações internacionais como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UN-Habitat, com projetos desenvolvidos em mais de 15 países.

 

Atualizado em 24/07/17

4 respostas

  1. O livro será muito útil para recuperar a memória do que já foi realizado.Parabéns a autora por mais esta realização

  2. Parabéns Bete França.Fiquei muito feliz ao ver teu nome envolvido nesse projeto das Bienais de Arquitetura. Fiquei feliz e senti saudades dos tempos em que estivemos juntas nas diretorias do IAB-SP. Certamente me juntarei ao esforço de publicação. Grande abraço.

  3. Oi Bete, fico feliz em saber que a história das bienais de arquitetura será resgatada e registrada por você! Sucesso! beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Entidades brasileiras unem esforços para impulsionar Tecnologia BIM na arquitetura

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

Clipping

Nota Oficial: SICCAU

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo