ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura para Vida: Programa do CAU/BR impacta 242.000 pessoas em todo Brasil

 

Os serviços prestados por arquitetos e urbanistas são destaque na Rádio CBN todas as segundas, quartas e sextas, com uma audiência diária de mais de 242.000 ouvintes. O programa Arquitetura para a Vida, produzido pelo CAU/BR, é transmitido três vezes por semana, em rede nacional, por 39 emissoras de rádio espalhadas em 20 estados brasileiros. Ou seja, serão repetidos 26 vezes por 39 emissoras, totalizando 1.014 inserções no rádio brasileiro.

 

O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre a necessidade da contratação de arquitetos e urbanistas em obras de reforma ou construção, com as principais vantagens de se contratar arquitetos e urbanistas: economia, segurança, planejamento, conforto, valorização do imóvel. Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil têm apoiado a iniciativa e elogiado os conteúdos. “Conscientizar é uma forma de criar demanda”, destaca a arquiteta Beatriz Azpiri, de São Paulo.

 

“Importantíssimo! A sociedade precisa de informação: quais são as atuações do arquiteto, importância da edificação planejada por arquiteto e executada com acompanhamento adequado; a importância de imóveis regulares. O conhecimento trará a valorização”, afirma a arquiteta Mariele Vilela, de Belo Horizonte.

 

PROGRAMA 01: “PLANEJAMENTO”

Minuto Arquitetura para a vida

Todo mundo sabe que obras são extremamente complexas e envolvem muitas etapas, além dos desejos do cliente! E encarar tudo isso sem um profissional pode ser uma grande loucura, sem falar na perda de tempo e de dinheiro. Só o arquiteto é capaz de transformar desejos em realidade, sempre do melhor jeito: aproveitando melhor os espaços, trabalhando a iluminação e o conforto, contratando mão de obra e até cuidando da burocracia. O arquiteto trabalha no planejamento e na execução da obra, passando por TODAS as fases, do início até o fim. Por isso para construir ou reformar, contrate sempre um arquiteto. Ele garante economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 02: “ECONOMIA EM OBRAS”

Minuto Arquitetura para a vida

Obras e reformas dão muito trabalho! Aposto que você conhece alguém que já passou por isso. São muitas as etapas envolvidas. Mas o que muita gente não sabe é que o arquiteto, profissional especializado no assunto, é super acessível e faz toda diferença. Ele faz o projeto, planeja a obra, prevê a quantidade de materiais, evita desperdícios e orienta na contratação de mão de obra. O arquiteto também supervisiona todo o trabalho e faz com que os prazos sejam cumpridos. O trabalho de um arquiteto custa no máximo 10 por cento do valor de uma obra, enquanto o desperdício de quem tenta fazer tudo sozinho pode custar 30 por cento a mais. Pense nisso!

Arquitetos garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 03: “REFORMAS EM CONDOMÍNIOS”

Minuto Arquitetura para a vida

Você que mora em condomínio e quer fazer uma obra, precisa conhecer a Norma de Reformas da ABNT. Ela exige que a reforma em um condomínio ou uma unidade contenha um projeto e um laudo de um arquiteto ou engenheiro atestando que a obra não causará problemas ao prédio e ao entorno. Por isso os projetos de reforma precisam ser enviados ao síndico e ao condomínio antes da obra começar. Importante ressaltar que quando você segue a Norma de Reformas da ABNT, com a participação de arquitetos, previne problemas para você, seus vizinhos e seu patrimônio. Arquitetos garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 04: “SEGURANÇA”

Minuto Arquitetura para a vida

Quando o assunto está relacionado à vida, à segurança das pessoas, é preciso ter RESPONSABILIDADE. Construções e reformas não podem ser realizadas por qualquer pessoa. Muitas vezes temos notícias de casas e prédios que desabam, causando enormes prejuízos e pior: matando pessoas! A laje, a reforma do banheiro, a casa, o edifício, NADA pode ser feito por qualquer pessoa, somente por profissionais legalmente habilitados. É lei! Quem tentar construir ou reformar sem a supervisão técnica de um arquiteto ou engenheiro poderá ser multado, ter a obra embargada e até problemas com a justiça. Além de proteger vidas, arquitetos garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 05: “OBRAS PÚBLICAS”

Minuto Arquitetura para a vida

Quando o assunto são obras públicas, tem uma exigência técnica que os arquitetos e urbanistas não abrem mão: realizar um projeto completo, especificando responsabilidades, materiais, custos e prazos, tudo nos mínimos detalhes. Com o projeto completo, os governos podem fiscalizar melhor a licitação e a realização de cada obra. Projeto completo evita o desperdício do dinheiro público e atrasos na entrega das obras à sociedade. Também nas obras públicas, arquitetos e urbanistas garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 06: “CONFORTO E VALORIZAÇÃO”

Minuto Arquitetura para a vida

A importância de um arquiteto para construir ou reformar um imóvel é incalculável. Só ele sabe projetar e planejar espaços adequados para diversas necessidades. Em Arquitetura, conforto, por exemplo tem a ver com iluminação natural, ventilação, os espaços entre os edifícios. O conforto ambiental compreende o estudo das condições climáticas, acústica, luminosidade, consumo de luz e água e até redução de emissão de poluentes. Tudo isso influencia no projeto final da obra e valoriza ainda mais o imóvel. Arquitetos e urbanistas garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

PROGRAMA 07: “NOVA AGENDA URBANA”

Minuto Arquitetura para a vida 

Quem não sonha em morar em uma cidade mais bonita, mais segura e fácil de se viver? Existem algumas medidas bem-sucedidas que podem ser rapidamente colocadas em prática, como transportes coletivos de qualidade, edifícios que reúnem moradia e comércio, praças verdes, calçadas melhores para caminhar com prazer. Cidades mais humanas, onde as pessoas tenham mais importância do que carros e prédios. E isso só será possível quando as prefeituras contratarem arquitetos e urbanistas. Esses profissionais, juntamente com os prefeitos e a população, podem melhorar e muito a nossa forma de viver. Arquitetos e urbanistas garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

PROGRAMA 08: “HABITAÇÃO SOCIAL”

Minuto Arquitetura para a vida 

Você sabia que existe uma lei que oferece, DE GRAÇA, os serviços de arquitetos e engenheiros para famílias com renda de até três salários mínimos? É verdade! A Lei de Assistência Técnica pode fornecer assistência gratuita para o projeto e a construção de casas para essas famílias. Mas para isso acontecer as prefeituras precisam, antes de tudo, contratar arquitetos e urbanistas para esse trabalho, que é um direito da população! Várias iniciativas assim já acontecem no país, algumas delas diretamente patrocinadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. É a arquitetura com foco na qualidade de vida para todos. Arquitetos e urbanistas garantem economia, segurança e satisfação. 

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

6 respostas

  1. Parabéns pela iniciativa! Tenho acompanhado os boletins, muito esclarecedores sobre a nossa atividade profissional e a sua relevância para a qualidade de vida das pessoas e da sociedade em geral.

  2. Iniciativa espetacular para esclarecer a população o que é arquitetura. ConcluÍ o curso de arquitetura em 1975 e de tanto sofrer com a ignorância da população perguntando-me se eu podia construir prédio de 3 andares e outras besteiras mais, resolvi a fazer o curso de engenharia civil e em 19 de agosto de 2016 finalizei a graduação. Até hoje, só assinei uma ART, PARA NÃO FICAR NO ZERO. SEMPRE EMITO RRT.

  3. PARABÉNS PELA INICIATIVA DO CAU NA CRIAÇÃO DO PROGRAMA, ESPERO QUE PERPETUE E MUITAS OUTRAS RÁDIOS PELO BRASIL POSSAM TRANSMITÍ-LO TAMBÉM, DIVULGANDO NOSSO TRABALHO À TODA POPULAÇÃO DE MANEIRA CLARA E ESCLARECEDORA.

  4. Olá!

    É com muita alegria (e “alívio”) que quero deixar meu comentário de gratidão por esta iniciativa!

    Veicular esclarecimentos sobre a nossa atuação por meio de rádio é algo excelente! Sensacional!

    É um alívio saber que informações coerentes estão sendo ouvidas por 242.000 ouvintes. Desejo essa revolução desde o meu primeiro semestre da faculdade… Que ela se cumpra e que nós arquitet@s urbanistas possamos ser vistos, com clareza pela população, como profissionais essenciais em diversas frentes de projetos que temos muito a colaborar com as pessoas, as cidades…

    Desejo que esta ação perdure e sugiro (quem sabe?) um momento de perguntas e respostas, para que as pessoas possam interagir.

    Abraço a tod@s!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

Pular para o conteúdo