ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

 

O CAU Brasil vai dar um passo significativo rumo à promoção da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em áreas rurais. Será assinado um Protocolo de Intenções com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), para Protocolo de Intenções para promover o direito à moradia digna em todo o território.

 

Objetivo é fortalecer o Programa Nacional de Acesso à Habitação Rural para Assentamentos e Quilombos por meio de políticas de ATHIS e desenvolvimento de concursos voltados para essa finalidade.

 

O conselheiro Ricardo Mascarello, coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU Brasil, destacou que a pauta da Arquitetura Rural ganhou destaque durante a Semana da Habitação 2023, com a participação do arquiteto do INCRA Rafael Ambrósio. 

 

“Existem diversas carências nas construções em assentamentos rurais, como ausência de pequenas varandas e fogões a lenha em locais inadequados”, disse. “Isso evidencia a necessidade urgente de levar a expertise em Arquitetura e Urbanismo para o meio rural.”

 

Cooperação entre CAU e INCRA prevê ainda o intercâmbio de informações e a realização conjunta de atividades de conscientização pública sobre a importância da ATHIS na produção habitacional rural. 

 

De acordo com Ricardo Mascarello, ações específicas serão objeto de acordos em separado. Esse Protocolo de Intenções é um primeiro passo para melhorar as condições de moradia nas áreas rurais, reconhecendo as particularidades e necessidades próprias desse contexto.

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Reforma Urbana encerra com audiência pública realizada no Congresso Nacional

Pular para o conteúdo