ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Social: Governo do DF convoca empresas para reformar 1.650 residências

 

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) está convocando empresas de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia para executar pequenas reformas em 1.650 residências, localizadas em áreas de interesse social. Trata-se de uma das maiores iniciativas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social já realizadas no Brasil. A CODHAB-DF trabalha com o serviço de Assistência Técnica Gratuita voltada para famílias com renda de até três salários mínimos, de acordo com Lei Federal nº 11.888/2008. Hoje já existem 10 postos de atendimento distribuídos nas áreas de regularização de interesse social e que oferecem serviços de elaboração de projetos de arquitetura e engenharia.

 

 

Veja aqui o Edital

 

Empresas contratadas por meio do edital farão a execução dos projetos elaborados pela CODHAB-DF. No cadastramento, as empresas interessadas deverão indicar as localidades que têm interesse, dentre as Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) disponibilizadas. Depois disso serão realizados sorteios para definir a ordem das empresas que atenderão cada localidade. Os serviços serão divididos em ordens de serviços com cinco domicílios cada, no valor de até R$ 67.500 (R$ 13.500 por residência). Os serviços às famílias compreenderão a prestação de serviços de reformas e pequenos reparos de aproximadamente 50m² em Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) ou que sejam passíveis de regularização.

 

Faça aqui a sua inscrição

 

O cadastramento das empresas deverá ser realizada pelo site da CODHAB-DF até às 18h do dia 26 de março. Poderão participar Pessoas Jurídicas devidamente registradas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e as empresas que atenderem todos os requisitos relativos à habilitação jurídica; regularidade fiscal e trabalhista; qualificação técnica; qualificação econômico-financeira e concluir a entrega de todas as declarações exigidas no Edital. Saiba mais aqui.

 

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA
A Codhab-DF está realizando desde 2015 um projeto revolucionário na periferia de Brasília, com a instalação de dez postos de assistência técnica em comunidades, 50 mutirões de renovação urbana, 12 concursos públicos de Arquitetura e Urbanismo e mais de 30.000 escrituras entregues. Ele defende que os arquitetos e urbanistas precisam promover uma mudança cultural para emfrentar os desafios da habitação social. “Temos que mudar o foco. Nosso produto final é o papel e imagem, e não a obra ou a cidade como deveria ser”, diz o presidente da CODHAB-DF, o arquiteto e urbanista Gilson Paranhos. “Temos uma baixa estima muito grande e não acreditamos na capacidade de transformação das cidades.”

 

Em agosto de 2017, a CODHAB-DF recebeu o prêmio do Selo de Mérito da Associação Brasileira de COHABS e Agentes Públicos de Habitação (ABC). Assegurar maior eficácia no cumprimento dos objetivos, racionalizar procedimentos e otimizar custos foram algumas das ações que fizeram o Concurso Público de Projeto de Arquitetura estar entre os cinco vencedores.

 

FOTO: Projeto vencedor do Concurso CODHAB-DF de Projetos de Arquitetura para Habitação de Interesse Social (Grupo 2). Projeto de Gustavo Panciera Abbad, Rogelio Zanini, Daniel Zanini, Ronald Luis da Cruz Jung, Luzia Olivier Brand, Vinicius Farias, Uilian Marconato, Luara Soares Mayer e Luiz Carlos Barbosa Filho

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/GO realiza aula magna com Pablo Hereñú na Unip no dia 11/9

CAU/ES contribuirá na elaboração do Plano ES 500 Anos

Candidatos a prefeito discutem requalificação do Centro de BH em evento do CAU/MG

Pular para o conteúdo