O arquiteto estadunidense Neave Brown foi o escolhido para receber a Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) em 2018. No anúncio oficial, feito hoje, Neave Brown é saudado pela entidade como “pioneiro na habitação social de qualidade”. A Medalha de Ouro do RIBA premia profissionais vivos pelo conjunto da obra e influência para o aprimoramento da Arquitetura.

Ao receber a notícia, o arquiteto se disse surpreso com o reconhecimento. “A Medalha de Ouro é totalmente inesperada e fenomenal. É o reconhecimento do significado da minha Arquitetura, de sua qualidade e de sua urgente relevância social atual. É maravilhoso!”. Brown desenvolveu a maior parte de seu trabalho no Reino Unido e ficou conhecido no país pelo desenvolvimento de habitações sociais em Camden, no norte de Londres. O projeto mais famoso do arquiteto é conjunto habitacional de Alexandra Road, construído na década de 1970 na região.

O presidente do RIBA e da comissão da Medalha de Ouro, Bem Derbyshire, disse que o trabalho de Brown deve servir de referência para a solução da crise habitacional britânica. “O Reino Unido agora deve reanalisar os ideais de habitação de Neave Brown e sua Arquitetura inovadora ao empreender esforços para resolver nossa grande crise habitacional. O governo deve capacitar e, em seguida, estimular os conjuntos habitacionais pelo país para construir uma nova geração de casas bem projetadas, acessíveis e sustentáveis que atendam às necessidades de milhões de pessoas excluídas pelo mercado imobiliário”, afirmou.

A carta de anúncio oficial da premiação, escrita pelo historiador Mark Swenarton, destaca a relevância do trabalho de Brown com Arquitetura social. “Em um momento em que a dimensão social da Arquitetura está recebendo atenção novamente, é difícil pensar em alguém mais adequado do que Neave Brown para receber a Medalha de Ouro do RIBA em 2018. Por meio de seus projetos construídos – especialmente o aclamado conjunto habitacional de Alexandra Road – Brown forneceu um modelo de Arquitetura que não é apenas excepcional na sua forma, mas está completamente enraizada tanto nas relações sociais que ela engloba quanto no tecido urbano que ela reforça. Neave Brown representa a Arquitetura em seu sentido mais completo: na criação de edifícios e cidades que não são apenas lindas para se contemplar, mas também fazem da nossa sociedade um lugar mais rico e melhor para viver”, diz o texto.
