RECENTES

Arquitetura ultra colorida de Artacho Jurado é tema de exposição na Chácara Lane

São Paulo, SP. 08 De Maio de 2008. Edificio Viadutos, projeto do arquiteto Artacho Jurado. (Foto: Tuca Vieira/Folha Imagem).

 

São Paulo, setembro de 2021 – Curvas, paredes coloridas, playgrounds e largas varandas são alguns dos principais traços do arquiteto paulista Artacho Jurado que marcam, desde a década de 1950, a paisagem de São Paulo. Esse trabalho, considerado uma verdadeira arte por muitos especialistas da área, será evidenciado pela fotografia de 13 diferentes fotógrafos e outros artistas na exposição Artacho Jurado, arquiteto?. A mostra será inaugurada em 2/10 (sábado) na Chácara Lane, unidade do Museu Cidade de São Paulo localizada na Consolação, com entrada gratuita. 

 

Não é à toa que as casas e os prédios elaborados por Jurado seguem encantando moradores e pedestres até os dias de hoje. Os anos 1950 foram momentos de criação arquitetônica extremamente relevante na capital paulista. Com o forte desenvolvimento industrial do período, a cidade começou a enriquecer e a receber pessoas de todo o país, afetando de forma bastante expressiva o tecido urbano, impulsionando a criação de espaços de comércio mais amplos e provocando a verticalização das habitações paulistas. É nesse contexto que se insere a produção de Artacho Jurado. 

 

Dono da empresa Monções Construtora e Imobiliária S.A., Jurado percebeu antes de muitos a necessidade de repensar a arquitetura da cidade para uma estrutura que não fosse apenas racional e utilitária, mas também prazerosa e divertida. Assim, passou a elaborar espaços coletivos e coloridos que declaravam aos moradores o amor, a beleza e a alegria de viver em uma São Paulo efervescente.  

 

 

Detalhes da exposição 

Esses elementos estéticos e arquitetônicos de Jurado são apresentados com riqueza de cores e detalhes na exposição produzida AYO Cultural, que conta com a curadoria de Abilio Guerra e que trará trabalhos de 13 fotógrafos: Alice Brill, Aristodemo Becherini, Camerindo Ferreira Máximo, Cristiano Mascaro, Daniel Ducci, Hans Gunther Fileg, Leonardo Finotti, Marcos Piffer, Mauro Restiffe, Miroslav Javurek, Nelson Kon, Pedro Kok e Tuca Vieira. Além disso, a mostra contará com desenhos e telas de artistas como Carla Caffé, Paulo von Poser, Helena Kozuchowicz, Neco Stickel, Kassio Maeda e Rafael Mlatisoma. Pela primeira vez, também será possível conferir peças originais do acervo de Artacho.   

 

Edificio Louvre, projeto de João Artacho Jurado. Foto: Nelson Kon

 

 

Interatividade  

Moradores, vizinhos e amantes dos projetos e construções de Jurado serão protagonistas de uma atividade interativa: eles podem enviar para o e-mail [email protected] cartas, poemas, fotos, bilhetes, desenhos e outros objetos que serão expostos em um painel colaborativo presente num dos módulos da exposição. 

 

Vale ressaltar que a Chácara Lane, localizada na Consolação, é uma das 13 unidades do Museu Cidade de São Paulo, que tem como sede o Solar da Marquesa de Santos e inclui entre seus espaços de exibição a Casa Modernista e o Beco do Pinto. De forma geral, o museu trabalha temáticas em áreas como arquitetura, história, arqueologia e antropologia.  

 

Sobre o Museu da Cidade de São Paulo 

Vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura, o Museu da Cidade de São Paulo promove a reflexão contínua das dinâmicas de construção da cidade física e simbólica, retratando a sua diversidade cultural e registrando a memória de sua população. Sua estrutura física é formada por uma rede de casas históricas, construídas entre os séculos 17 e 20 e distribuídas nas várias regiões que representam remanescentes da ocupação da área rural e urbana de São Paulo. São  

elas: Beco do Pinto; Capela do Morumbi; Casa da Imagem; Casa do Butantã; Casa do Caxingui; Casa do Grito; Casa do Sítio da Ressaca; Casa do Tatuapé; Casa Modernista; Chácara Lane; Cripta Imperial; Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos.  

 

SERVIÇO 

Exposição: Artacho Jurado, Arquiteto? 

Data: 02/10/2021 até 24/04/2022 

Horário: terça a domingo, das 11 às 15h 

Local: Chácara Lane – Rua da Consolação, 1024, Consolação – São Paulo/SP 

Gratuito 

Classificação livre 

MAIS SOBRE: RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo