O programa Economia e Negócios, da RecordNews, entrevistou um dos criadores do Programa Vivendas, projeto que tem como missão contribuir com a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população de baixa renda por meio da realização de reformas habitacionais. Fernando Assad destacou que uma reforma feita sem planejamento pode custar até 30% mais caro. No Vivendas, um profissional de arquitetura vai até as casas faz uma analise e a partir de então pode gerar um orçamento baseado nos kits reforma oferecidos pelo programa.
“Nós contratamos os arquitetos, mão de obra, material e soluções de financiamento, então a moradora que precisa reformar a casa e não tem tempo vem e utiliza os nossos serviços”, diz Fernando. Os kits são divididos em Kit Banheiro (impermeabilização, conserto de vazamentos, e eliminação de fungos), Kit Cozinha (aplicação de pisos, azulejos, forros e outras soluções que aumentam a beleza e a higiene da cozinha), Kit área de serviço (impermeabilização, conserto de vazamentos, combate ao mofo e aplicação de pisos e azulejos), Kit sala (abertura de janelas, elementos vazados e acabamento para deixar a sala mais bonita e ventilada) e Kit quarto (combate ao mofo e acabamento para tornar o quarto um ambiente mais saudável e confortável).
O administrador conta que ao realizar as obras o programa busca reduzir o déficit habitacional qualitativo. “Não podemos dizer que as pessoas morrem por conta das casas, mas sem dúvida podemos dizer que as casas contribuem muito para piorar as condições de vida da população que mora mal” ressalta.
Acompanhe a entrevista na integra clicando aqui.
Publicado em 26/10/2016