ATHIS

ATHIS: Projeto arquitetônico garante segurança infantil enquanto pais estudam

Imagem: CAU/MT

Garantir uma educação segura, possibilitando a participação dos responsáveis em atividades de ensino e formação, é um desejo de pais e cuidadores. Pensando em suprir essa necessidade no Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário (CECAP) foi desenvolvido o projeto arquitetônico “Espaço Ciranda para o Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário”, que ficou em segundo lugar na categoria Edificado Coletivo do Edital de Chamamento Público CAU/MT nº 02/2023. Ao todo, cinco projetos foram premiados no concurso voltado à assistência técnica de habitação de interesse social (ATHIS), de 2023.

O CECAP está localizado na zona rural do município de Várzea Grande (MT) e tem como objetivo fundamental promover a pesquisa, formação e capacitação dos trabalhadores do campo. “Esse novo espaço visa não só o atendimento dessa demanda como tem o objetivo de propiciar que as crianças também sejam inseridas em ações paralelas de aprendizagem e cultura”, explica Elana Freitas, uma das responsáveis pelo projeto.

A modalidade, “do edificado coletivo”, abrange melhorias de espaços comunitários na cidade e no campo (desde que vinculados às associações de moradores e/ou grupos comunitários).

Segundo Elana, o CECAP é uma conquista dos movimentos sociais, especialmente do Movimento Sem Terra (MST), que, junto à Associação das/os amigas/os do Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes (Aamobep), procurou a equipe para auxiliar nos projetos de adequação do espaço. Dentre elas, a mais urgente seria o Espaço Ciranda, um ambiente que garante o acompanhamento e segurança das crianças no momento da participação dos pais e especialmente das mães nas atividades de ensino e formação.

Foi percebida a importância do local trabalhado ficar um pouco mais afastado dos ambientes de formação dos adultos. “Quando as crianças veem os pais elas tendem a querer ficar com eles. Além disso, houve a tentativa de minimizar ruídos sonoros, geralmente presentes nos espaços infantis. Dessa forma, foi escolhida uma parte do terreno mais afastada das salas de aula e que é também mais plana e limpa vegetação arbórea”, comenta.

Com volumetria simples, a proposta também alia funcionalidade, conforto térmico e lumínico. A cumeeira desalinhada do que seria o eixo da edificação, proporciona uma abertura do tipo claraboia, que é intencionalmente voltada ao sol da manhã. As esquadrias com peitoril mais alto buscam a proteção da entrada da luz solar, mais quente na região, através dos beirais da cobertura. O volume dos banheiros é projetado mais à frente na fachada frontal, de modo a evitar o sol do meio-fim da tarde (projeção noroeste) no pátio central.

“O recurso anual do CAU destinado a projetos de ATHIS é, no contexto atual, fundamental para o fomento dessas ações. A ATHIS tem desafios enormes, político, financeiro, de planejamento, acesso e outros. Precisamos sensibilizar e mobilizar cada vez mais profissionais para esse enfrentamento”, finaliza Elana.

Clique aqui e confira as pranchas completas

Concurso ATHIS

O concurso tem como objetivo fomentar a implementação da ATHIS como instrumento legal de acesso a direitos constitucionais, a partir do desenvolvimento de ações que possam fortalecer a atuação do Conselho na esfera social, bem como na propagação da relevância da Arquitetura e Urbanismo com alcance para a parte da sociedade Mato-grossense que não tem acesso à assessoria e assistência técnica que possam complementar o fomento às políticas públicas.

MAIS SOBRE: ATHIS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/MG divulga resultado preliminar de apoio a projetos sociais de habitação

Vida Nova nas Grotas, no qual CAU/AL faz parte, é finalista no Prêmio Periferia Viva

Resultado definitivo do Edital ATHIS 2024 já está disponível

Pular para o conteúdo