Arquitetura e Urbanismo

Athos Bulcão completa 106 anos de história levando leveza ao cinza do concreto

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O artista plástico Athos Bulcão, que revestiu monumentos de Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) por meio da integração da arte na arquitetura, completaria 106 anos, no dia 2 de julho, levando cor e leveza ao cinza do concreto modernista onde as pessoas transitam no dia a dia.

Suas obras estão dispostas em azulejos nas paredes do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek; na Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, localizada na 308 Sul; no Brasília Palace Hotel, primeiro e mais tradicional hotel da capital, e na Catedral Metropolitana de Brasília.

Os painéis de Bulcão ainda estão presentes na Câmara dos Deputados e no Edifício Camargo Corrêa, na capital federal, assim como em outros edifícios. No exterior, a azulejaria do artista adorna as paredes de embaixadas do Brasil em Lagos, Nova Déli, Cabo Verde e Buenos Aires. Neste. São mais de 120 obras, incluindo fotomontagens, desenhos e máscaras.

Sua trajetória na capital brasileira começou aos 21 anos de idade, com o trabalho realizado em conjunto com o artista Candido Portinari, com quem trabalhou como assistente.

Athos Bulcão faleceu em 31 de julho de 2008, aos 90 anos de idade, decorrente de uma parada cardiorrespiratória, após anos de tratamento contra o Mal de Parkinson.

(Com informações do CAU/DF)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Banco do Brasil divulga credenciamento para projetistas na Plenária do CAU/BR

FNA abre período de indicações para prêmios Arquiteto e Urbanista do Ano e FNA 2024

CAU/BR debate soluções para enfrentar a precariedade habitacional no país

Pular para o conteúdo