CAU/UF

Atribuições: Entenda a diferença de Arquitetura de Interiores e de Decoração

Principais Pontos 

 

 

Entenda a diferença de Arquitetura de Interiores e de Decoração. O objetivo é demonstrar à amplitude das atribuições profissionais de arquitetos e urbanistas, principalmente na elaboração de projetos de interiores para os seus clientes.

 

Arquitetura de Interiores

 

É a intervenção detalhada nos ambientes internos e externos que lhe são correlatos, definindo uma forma de uso do espaço em função do mobiliário, dos equipamentos e suas interfaces com o espaço construído, alterando ou não a concepção arquitetônica original, para adequação às necessidades de utilização.

 

Esta intervenção se dá no âmbito: espacial; das instalações; de condicionamento acústico; de climatização; estrutural; dos acabamentos; luminotécnico; da comunicação visual; das cores; de mobiliários; de equipamentos; da coordenação de projetos complementares e; da proteção e segurança.

 

Decoração

 

É um simples arranjo do espaço interno criado pela disposição de mobiliário não fixo, obras de arte, cortinas e outros objetos de pequenas dimensões, SEM alteração do espaço arquitetônico original, SEM modificação nas instalações hidráulicas e elétricas ou ar condicionado.

NÃO implicando, portanto em modificações na estrutura,adição ou retirada de paredes, forro, piso, e que também NÃO implique na modificação da parte externa da edificação.

 

Leia Também: 

 

Designers questionam no STF normas que regulamentam atuação dos arquitetos

 

Fonte: CAUAM

MAIS SOBRE: CAU/UF

2 respostas

  1. Acho que é muito corriqueiro encontrarmos profissionais de Design de Interiores fazendo arquitetura de interiores mesmo porque a população é ” ignorante” `a diferença de atribuições.
    Tem -se que ter claro a correlação, complementação e especificidades das funções entre Engenheiros, Arquitetos e Designers

    1. .
      Exatamente Raquel.
      .
      É muito corriqueiro encontrarmos profissionais de Design exercendo ilegalmente a Profissão de Arquiteto e Urbanista.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

CAU/UF

Profissionais debatem os desafios das arquitetas e arquitetos negros

Pular para o conteúdo