O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoveu no dia 3 de julho, em Brasília, durante o Seminário de Planejamento, Governança e TI, uma apresentação sobre “Governança e Planejamento na visão do TCU”. O momento foi conduzido pelo auditor do tribunal, Cláudio Cruz.
Cruz começou a apresentação fazendo uma metáfora com o acidente do Titanic. Conforme enumerou o auditor, não foi apenas um motivo, mas sim várias razões que conduziram para a tragédia, como más condições de visibilidade, avisos ignorados e até o próprio design do leme. Entender essas razões, segundo o auditor, é importante para saber o porquê de terem acontecido e para pensar em como elas poderiam ter sido evitadas.
A metáfora feita pelo auditor serviu para mostrar como todo esse contexto tem a ver com a gestão de riscos, disciplina importante no contexto da governança. Cláudio Cruz citou também que analisar riscos faz parte da prática de arquitetura e urbanismo.
Experiência no TCU
Ao falar da experiência do TCU, Cruz explicou que o Tribunal olha a governança sob vários aspectos. Ele destacou três pontos na governança organizacional pública no dia a dia do TCU: liderança, para ajudar a conduzir na direção certa; estratégia, para gerir riscos e integrar várias áreas da organização; controle, a fim de contribuir para a transparência e accountability.
Claudio Cruz apresentou dados sobre gestão e transparência de vários conselhos profissionais do Brasil. O auditor comentou sobre a evolução dos últimos anos e sobre as melhorias possíveis para o futuro. “O Tribunal de Contas da União entende que os conselhos a nível federal têm um papel maior na governança”, comentou o auditor. Cruz explicou que a ideia do TCU é ter uma interlocução maior com o federal e, assim, alcançar os demais conselhos.
Joubert Maklane Bezerra, gerente de Planejamento e Gestão Estratégica, destacou a importância de ter uma palestra feita pelo auditor Cláudio Cruz, que trouxe uma visão moderna, de olhar para o futuro do conselho. Guilherme Fernandes Amaral, da Auditoria do CAU/BR, também elogiou a apresentação e disse que foi importante para desmitificar uma pouco a imagem do TCU e ajudar a vê-lo como um parceiro.
O evento segue até sexta-feira (05), com transmissão online pelo Teams para os membros dos CAU/UFs.