O ano de 2024 foi marcado pelo recebimento de premiações pelas campanhas publicitárias de valorização da profissão, desenvolvidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Groso (CAU/MT), em parceria com a agência SOUL. A instituição recebeu dois certificados do Prêmio Colunistas Centro-Leste 2023, um de ouro pela campanha “Casa Mal Assombrada” e bronze pela campanha “ Novela Mexicana”. A SOUL propaganda também premiou o Conselho com um disco de prata, pela segunda vitória consecutiva, em campanhas desenvolvidas com a agência.
O primeiro ano da Gestão 2024-2026 focou na ampliação das ações, visando o desenvolvimento qualitativo dessas, além de melhorias na estrutura interna. Todo o trabalho desenvolvimento foi amplamente divulgado nos canais de comunicação oficiais da instituição, mas também com ampla repercussão na mídia mato-grossense. No total, 460 notícias foram publicadas no site do Conselho, com 2.669 publicações nas redes sociais.
As repercussões das ações do CAU/MT na mídia abordaram assuntos diversos, de campanhas de valorização, atividades de fiscalização, atividades de capacitação, ações de alinhamento com instituições, participação em eventos e audiências de interesse público. Em 2024, foram 543 aparições orgânicas, um aumento de 377% em relação ao ano anterior (144 aparições em 2023).
As redes sociais do Conselho foram ferramentas importantes para divulgação das ações. Em dezembro de 2024 o Instagram contava com 6.240 seguidores e o YouTube com 371. Os conteúdos podem ser acompanhados pelo @caumtoficial. Além desses meios, o Conselho encaminha com regularidade, via e-mail, uma newsletter aos profissionais, com os principais conteúdos divulgados pela instituição.
O CAU/MT também compreende a importância da capacitação e alinhamento das ações desenvolvidas, de modo que participou do 5º Encontro Nacional de Assessorias de Comunicação, realizado em Brasília, representado pela analista de comunicação Juliana S. Kobayashi. O objetivo do evento foi alinhar a comunicação entre os estados e o nacional, buscando potencializar e otimizar as ações de comunicação promovida pela instituição.
Outro destaque foi a contratação da assessora especial de comunicação, Laura Beatriz Resende Souza, graduada em publicidade e propaganda pela Universidade de Cuiabá (Unic), em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com MBA em gestão de mídias digitais, BI e inteligência artificial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A ampliação da equipe ajudou a potencializar os resultados e alcançar os objetivos estabelecidos para o primeiro ano de gestão.
Para 2025, a gestão pretende potencializar as relações com as mídias mato-grossense, buscando tornar-se referência em assuntos relativos à arquitetura e urbanismo. Além disso, pretende-se dar seguimento ao desenvolvimento de campanhas publicitárias de valorização da profissão, buscando aprimorar seu relacionamento com os profissionais e sociedade.
(Com informações do CAU/MT)