Durante a 50ª Reunião da Plenária Ampliada do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o coordenador da Comissão de Ensino e Formação (CEF) da autarquia, Fabio Muller, realizou um balanço das ações realizadas neste ano de 2024. Um dos destaques foi a busca pela homologação do novo texto das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
O novo texto traz avanços que abordam desde a relação aluno/professor em atividades práticas, até questões sobre requisitos de infraestrutura para os cursos, carga horária de estágio supervisionado, maior ênfase na saúde e bem-estar e articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Muller também enfatizou o fato de que 64% dos cursos terão carga horária presencial com as novas normativas. “Neste sentido, nós apoiamos a manifestação do CEAU por que entendemos que há muitos avanços na proposta recentemente aprovada no Conselho Nacional de Educação”, afirmou.
Em outubro, o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) publicou uma Manifestação Conjunta sobre a proposta de Diretrizes aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que reforça o apoio a inviabilização do ensino totalmente a distância no Brasil ao estabelecer a obrigatoriedade presencial na vasta maioria das disciplinas.
Ao longo de 2024, a Comissão de Ensino e Formação ainda realizou 433 análises sobre a situação cadastral dos cursos e uniformizou os procedimentos de cadastro no CAU, assim como foi responsável por análises de registro profissional de diplomados em país estrangeiro.
As ações realizadas pela CEF foram abordadas no decorrer do ano durante o Encontro Nacional de Coordenadores de CEF, no III Seminário Nacional de Formação, Atribuições e Atuação Profissional do CAU e por meio de representação no AIA Internacional Conference 2024 e UIA 2024.
Projetos Estratégicos para 2025
O coordenador Fabio Muller ainda abordou os planos para o próximo ano, como a criação de uma Política Nacional de Residência em Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é, por meio de convênios e acordos, aproximar o ensino e formação com a prática profissional.
Já no âmbito da formação continuada, a CEF realizará a revisão e regulamentação das políticas de fomento e o lançamento de um edital de premiação nacional.
Assista todas as ações apresentadas pela Comissão, na Plenária Ampliada do dia 17 de dezembro, no canal oficial do CAU/BR no YouTube.