Balanço

Balanço do ano: Comissão de Política Profissional destaca parceria com a ABNT

 

Na prestação de contas das atividades de 2024, o coordenador da Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU/BR, conselheiro federal Marcelo Machado Rodrigues (MA), destacou a assinatura da parceria entre o Conselho e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O contrato permite que arquitetos e urbanistas de todo o Brasil acessem gratuitamente as normas do acervo da instituição e tenham descontos em cursos e compras.

“Queria deixar bem clara a importância desse contrato”, destacou Rodrigues. “Talvez seja o maior resultado de relacionamento da instituição hoje em relação aos profissionais.” Clique aqui para saber mais sobre o convênio.

A fala ocorreu durante a apresentação do balanço dos trabalhos da comissão, em 17 de dezembro, durante a 50ª Reunião Plenária Ampliada do CAU/BR, a última de 2024.

Debates sobre licenciamento urbano

O coordenador da CPP abordou também as discussões sobre licenciamento urbano promovidas pelo CAU/BR ou que contaram com a participação do Conselho. Ele destacou a proximidade com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Essa relação mais próxima com a CNM nos traz a possibilidade de discutir qualquer política de abrangência da profissão de uma forma mais ampla com os municípios. […] Entender de Norte a Sul os problemas de planejamento urbano e fazer com que a gente tenha uma política nacional destinada a atendê-los”, afirmou.

O assunto foi um dos temas do Seminário de Políticas Profissionais, realizado nos dias 16 e 17 de outubro em Manaus. O evento integrou a programação CAU na COP 30, que abordou o futuro da arquitetura e do urbanismo na Amazônia em preparação do setor para o Seminário CAU na COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em 2025 na cidade de Belém. 

CAU Lab

Rodrigues falou ainda sobre o CAU Lab, programa que visa transformar ideias inovadoras em negócios sólidos no setor. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a plataforma de capacitação digital TXM Methods, oferece uma oportunidade para arquitetos e urbanistas explorarem o empreendedorismo na profissão.

A iniciativa é da Câmara Temática de Empreendedorismo, vinculada à Comissão de Política Profissional do CAU/BR. Segundo a coordenadora da Câmara, conselheira federal Fernanda Basques (MG), o programa proporcionará um maior conhecimento sobre como estruturar empresas e fomentar o empreendedorismo na arquitetura e urbanismo. “O CAU Lab será um grande laboratório de ideias, com potencial para transformar o setor e fortalecer a profissão em todo o país”, explica. Saiba mais clicando aqui.

Íntegra do balanço 

Assista à íntegra da apresentação sobre as atividades da Comissão de Política Profissional do CAU/BR aqui. 

MAIS SOBRE: Balanço

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/GO divulga retrospectivas de ações realizadas ao longo de 2024

CAU/SP apresenta balanço de ações de 2024 e perspectivas para 2025

Fórum de Presidentes teve papel ativo nas discussões estratégicas com as comissões do CAU/BR em 2024

Pular para o conteúdo