A cidade de Barcelona foi oficialmente nomeada Capital Mundial da Arquitetura para 2026 pela diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay. Após o Rio de Janeiro em 2020 e Copenhagen em 2023, a cidade espanhola sediará o próximo fórum internacional para o discurso arquitetônico após designação realizada durante a cerimônia de abertura do Congresso UIA 2023, por recomendação do Comitê Conjunto UNESCO-UIA, presidido pelo arquiteto Dominique Perrault.
No Congresso Mundial de Arquitetos da UIA (União Internacional de Arquitetos), Audrey Azoulay expressou sua satisfação com o anúncio e destacou a importância de Barcelona dar continuidade às conquistas de Copenhague. “Barcelona continuará a construir sobre as conquistas de Copenhagen, transmitindo como a arquitetura e a cultura podem responder aos desafios de hoje para o público global e as gerações futuras”, disse.
Capital Mundial da Arquitetura
A escolha da “Capital Mundial da Arquitetura” é uma iniciativa conjunta entre a UNESCO e a UIA, realizada a cada três anos, com o intuito de destacar o papel crucial desempenhado pela arquitetura, planejamento urbano e cultura na formação da identidade urbana e no desenvolvimento sustentável das cidades. A cidade designada como sede do Congresso Mundial da UIA torna-se um fórum global na vanguarda das discussões sobre questões contemporâneas de planejamento urbano e arquitetura.
José Luis Cortés, presidente da UIA, ressaltou que a escolha de Copenhagen permitiu aproveitar os sucessos alcançados no Rio de Janeiro e expandir o alcance da iniciativa para um público mais amplo. “Com a diminuição da pandemia de COVID-19, mais pessoas têm a oportunidade de participar ativamente e contribuir para as discussões sobre arquitetura e urbanismo”.
Como Capital Mundial da Arquitetura em 2026, Barcelona sediará uma série de grandes eventos e programas ao longo do ano. Em cooperação com o Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España (CSCAE) e o Colegio Oficial de Arquitectos de Cataluña (COAC), o Município de Barcelona facilitará um programa abrangente de eventos, exposições, atividades e empresas que demonstrem e destaquem claramente o valor e a importância da contribuição da arquitetura e do design urbano para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Essa medida proporcionará uma ampla gama de oportunidades de aprendizagem pública, workshops, conferências, exposições e outros eventos que destacarão a identidade arquitetônica e urbana singular de Barcelona, além de ressaltar o patrimônio da cidade. Esses programas e atividades serão acessíveis ao público em geral, incluindo acadêmicos, profissionais, bem como visitantes locais e internacionais.