ARQUITETOS EM DESTAQUE

Bienal de Veneza: Mendes da Rocha, Juaçaba e GrupoSP na mostra principal

A lista dos participantes da exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza desse ano inclui três brasileiros. Entre os 71 arquitetos, escritórios e grupos selecionados estão Carla Juaçaba, GrupoSP e Paulo Mendes da Rocha. Em 2016, Mendes da Rocha já fora laureado com o Leão de Ouro da mostra por sua trajetória profissional. 

 

O anúncio foi feito na sexta-feira, 2 de março, pelas curadoras, as arquitetas irlandesas Yvonne Farrel e Sheily McNamara. Segundo elas, FREESPACE (espaço livre) , o tema da mostra desse ano, “busca revelar a diversidade, a especificidade e a continuidade na arquitetura”. Para Paolo Baratta, presidente de La Biennale di Venezia, o tema busca também  promover o “desejo” na arquitetura.

 

Giulio Squillacciotti. Arsenale, Veneza. Cortesia de La Biennale di Venezia

 

“O desejo de criar FREESPACE [espaço livre] pode se tornar a característica individual específica de cada projeto. Mas espaço, espaço livre, espaço público também pode revelar a presença ou ausência da arquitetura, se compreendermos arquitetura como ‘reflexão aplicada ao espaço onde vivemos, em que habitamos’, afirmou ele. 

 

O evento ocorrerá entre 26 de maio e 25 de novembro. 

 

A lista de 71 participantes inclui Álvaro Siza, Amateur Architecture Studio, Assemble, Peter Zumthor, Benedetta Tagliabue (EMBT), Diller Scofidio + Renfro, Elemental, Estudio Carme Pinós, Inês Lobo, SANAA, Lacaton & Vassal, Paredes Pedrosa Arquitectos, Rafael Moneo, Eduardo Souto Moura, Studio Gang, Odile Decq, Toyo Ito e VTN Architects, entre outros.

 

Em 31 de janeiro, já haviam sido anunciados os 17 projetos de nove cidades brasileiras que integrarão a exposição “Muros de Ar” para o pavilhão brasileiro na mostra. Os trabalhos foram selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo, com curadoria coletiva dos arquitetos  Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho. A  convocatória recebeu 289 projetos em mais de 60 cidades brasileiras. 

 

Veja também: 

 

La Biennali di Venezia:  Lista completa dos participantes da FREESPACE

 

La Biennali di Veneza: A mostra de arquitetura 

 

Archdaily: Bienal de Veneza 2018 celebrará a generosidade, reflexão e engajamento

 

Fundação Bienal: Participação do Brasil na 16.MIA anuncia selecionados para a mostra “Muros de Ar”

 
 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo