A lista dos participantes da exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza desse ano inclui três brasileiros. Entre os 71 arquitetos, escritórios e grupos selecionados estão Carla Juaçaba, GrupoSP e Paulo Mendes da Rocha. Em 2016, Mendes da Rocha já fora laureado com o Leão de Ouro da mostra por sua trajetória profissional.
O anúncio foi feito na sexta-feira, 2 de março, pelas curadoras, as arquitetas irlandesas Yvonne Farrel e Sheily McNamara. Segundo elas, FREESPACE (espaço livre) , o tema da mostra desse ano, “busca revelar a diversidade, a especificidade e a continuidade na arquitetura”. Para Paolo Baratta, presidente de La Biennale di Venezia, o tema busca também promover o “desejo” na arquitetura.
“O desejo de criar FREESPACE [espaço livre] pode se tornar a característica individual específica de cada projeto. Mas espaço, espaço livre, espaço público também pode revelar a presença ou ausência da arquitetura, se compreendermos arquitetura como ‘reflexão aplicada ao espaço onde vivemos, em que habitamos’, afirmou ele.
O evento ocorrerá entre 26 de maio e 25 de novembro.
A lista de 71 participantes inclui Álvaro Siza, Amateur Architecture Studio, Assemble, Peter Zumthor, Benedetta Tagliabue (EMBT), Diller Scofidio + Renfro, Elemental, Estudio Carme Pinós, Inês Lobo, SANAA, Lacaton & Vassal, Paredes Pedrosa Arquitectos, Rafael Moneo, Eduardo Souto Moura, Studio Gang, Odile Decq, Toyo Ito e VTN Architects, entre outros.
Em 31 de janeiro, já haviam sido anunciados os 17 projetos de nove cidades brasileiras que integrarão a exposição “Muros de Ar” para o pavilhão brasileiro na mostra. Os trabalhos foram selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo, com curadoria coletiva dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho. A convocatória recebeu 289 projetos em mais de 60 cidades brasileiras.
Veja também:
La Biennali di Venezia: Lista completa dos participantes da FREESPACE
La Biennali di Veneza: A mostra de arquitetura
Archdaily: Bienal de Veneza 2018 celebrará a generosidade, reflexão e engajamento
Fundação Bienal: Participação do Brasil na 16.MIA anuncia selecionados para a mostra “Muros de Ar”