CATEGORIA

Blog “Patrimônio” divulga os bens culturais de São Paulo 

Para ampliar suas ações de valorização do patrimônio histórico e promover maior contato com a população, o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo) lançou um blog e uma página no Facebook. O conteúdo, todo produzido no próprio departamento, usa uma linguagem simples e direta para fomentar o reconhecimento do patrimônio e o entendimento da complexidade que envolve a preservação de bens culturais.
 
chapa1
Temas atuais de patrimônio, restauros e intervenções em bens históricos, curiosidades e sugestões de passeios com roteiros detalhados e verbetes para cada imóvel: Veja:

 

NOVO CONCEITO  – Segundo o DPH, já faz muito tempo que o patrimônio histórico deixou de ser uma questão apenas de tombamento de edifícios-monumentos. “Bens imateriais, como o samba paulistano, hoje são foco da preservação, assim como os conjuntos de imóveis, os traçados urbanos, os centros históricos, a paisagem cultural, não só com seus testemunhos materiais, mas incluindo suas narrativas”.
 
Também já se tornou consenso a importância da participação popular na escolha dos bens para que sua conservação se efetive, assim como da educação patrimonial associada ao tombamento, indo muito além da já ultrapassada cartilha educativa. “Com o blog, o DPH pretende contribuir ainda mais para a difusão e o avanço de todas essas discussões, trazendo para a pauta assuntos que estão na ordem do dia, como a recuperação da Estação da Luz após o incêndio do ano passado, a readequação de imóveis tombados para novos usos, as conclusões de seminários e conferências sobre o assunto, a opinião de especialistas no tema, além das ações e novidades do próprio DPH”.
 
Publicado em 17/06/16
MAIS SOBRE: CATEGORIA

0 resposta

  1. De onde virá o dinheiro para tanta preservação????
    Se ficarmos só olhando para tras, vamos voltar a ser primatas!!!!

  2. A iniciativa é fantástica, para que a população em geral tome conhecimento e comesse a dar valor ao patrimônio histórico, arquitetônico e cultural na nossa Cidade.
    Paulo Antonio Maluf

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo