ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Boletim SICCAU: Investimentos em tecnologia refletem em melhorias nos serviços

O CAU Brasil elegeu as melhorias no SICCAU como “prioridade zero” para gestão 2021-2023. Hoje, os resultados dos esforços de modernização da base tecnológica que serve aos arquitetos e urbanistas, começam a aparecer. Neste mês de janeiro de 2023, o número de reclamações quanto ao funcionamento dos sistema caiu 87% em comparação com o ano passado.

 

Esses números também destacam o sucesso da política de inerção profissional, com a implementação dos novos descontos da Anuidade do CAU que começaram a valer neste ano: descontos para licença-parentalidade (mães e pais que tiveram filhos em 2022) e para beneficiários de ações afirmativas na faculdade (programas de cotas, crédito estudantil ou bolsas de estudo). Milhares de arquitetos e urbanistas puderam solicitar o desconto por meio do SICCAU.

 

 

De um total de 6.519 atendimentos realizados pela Central de Atendimento do CAU, apenas 169 (2,6% do total) eram de reclamações. Em 2022, foram 1.381 (15% do total de atendimentos). Ou seja, o número registrado neste ano foi quase um décimo do ano passado. Ressalte-se que janeiro é normalmente o mês com mais demandas para o SICCAU, devido ao pagamento da Anuidade do CAU.

 

No ano passado, novos recursos foram implementados e uma nova ferramenta de monitoramento do SICCAU permite o acompanhamento da performance do Sistema em tempo real. Também foram disponibilizadas opções de pagamento por cartão de crédito ou pix, diminuindo drasticamente o tempo de espera para validação de RRTs e certidões emitidas pelo CAU.

 

 

Neste ano, o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do CAU, que gerencia os serviços comuns a arquitetos e urbanistas de todos estados brasileiros, continua empenhado em trazer melhorias e atualizações para o SICCAU. Em 2023, serão duas novidades principais:

 

Melhorias no RRT: A modernização do processo de emissão de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e demais documentos passará por reformulação baseada na real experiência dos arquitetos e urbanistas com o SICCAU. Partindo dos métodos Design Thinking e User Experience (UX), serão realizadas sessões de testes e acompanhamento com profissionais de Arquitetura e Urbanismo de cinco estados diferentes. O resultado pretendido é um Sistema mais intuitivo, rápido e fácil de usar.

 

Fiscalização: Desenvolvimento, programação e implementação das novas regras de fiscalização para os CAU/UF definidas pela Resolução CAU/BR nº 198, que considera as diferentes realidades do Brasil, aprimorando as situações passíveis de sanção, desburocratizando o trâmite administrativo e estabelecendo indicadores de eficiência.

 

“Fizemos um projeto de modernização e atualização do sistema com um grupo bastante qualificado e temos clareza do que é necessário fazer”, afirma a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh. “Precisamos investir mais para deixar o SICCAU da melhor maneira possível”.

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