RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

 

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Sinaenco promove a 6ª edição do Seminário Internacional A ERA BIM, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Inscritos no CAU tem 30% de desconto exclusivos na aquisição dos ingressos através desse link: https://doity.com.br/6-seminario-internacional-a-era-bim?c=CAU30#registration

 

O evento ocorrerá às vésperas de dois marcos públicos importantes para a evolução da adoção do Building Information Modelling (BIM) no Brasil. O primeiro é a entrada em vigor da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021), em dezembro de 2023, que determina a adoção preferencial do BIM para obras e serviços de Engenharia e Arquitetura. O outro é o início da 2ª fase da Estratégia BIM BR, em janeiro de 2024, cuja expectativa é incorporar a adoção das tecnologias BIM não apenas nas fases de projeto, mas também de orçamentação e de obras em alguns contratos públicos.

 

Estão confirmados para essa edição a diretora técnica da Atkins e presidente da UK BIM Alliance, Anne Kemp, criadora do BIM Mandate, o engenheiro John Messner da PennState, criador do Manual de Usos Bim, o arquiteto Rodrigo Alvarado da Universidade de Bio Bio, no Chile, Washington Fajardo, do arquiteto Carlos Leite  dentre mais de uma centena de palestrantes líderes na transformação digital da arquitetura e da engenharia.

 

Para o arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, coordenador do Programa BIM do Sinaenco e curador do Seminário, esses acontecimentos mostram o avanço do BIM na esfera institucional do país, acompanhada e incentivada desde as primeiras edições do evento. Ele afirma que a 6ª edição foi concebida pensando na evolução das discussões nesse contexto, com o objetivo de trazer maior maturidade prática para a adoção das tecnologias digitais no Brasil.

 

“Passamos pelas fases de informação sobre o que é o BIM, seus benefícios e desafios, e também pela fase de explicação sobre suas aplicações. Agora, entramos em uma fase de maior maturidade, em que o principal é compreender quais são as questões chave para a contratação desse tipo de modelo, o que deve ser exigido e entregue, de fato, e quais são os critérios para avaliação em cada modalidade de projeto específica”, pontua o arquiteto, também Prof. Dr. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Programação 

O evento contará com uma programação especial para os marcos que devem movimentar o ano de 2024. Além da Lei de Licitações e da 2ª fase da Estratégia BIM BR, também serão abordados o uso de tecnologias em obras de infraestrutura (de olho no Novo PAC federal), BIM no saneamento, guias para contratação, marcos regulatórios e normas, entre outros temas relevantes.

 

Como já é tradicional, o Seminário terá a presença de expoentes internacionais, apresentação de cases, novas tecnologias e suas aplicações, bem como a abordagem do uso do modelo em cenários corporativos, como de pequenos escritórios e do mercado imobiliário. Os participantes ainda poderão visitar a AEC Expo, mostra de tecnologias aplicadas ao setor de projetos e consultoria.

 

O escopo do programa traz diferentes trilhas de conhecimento à escolha do público, tornando o evento atrativo a empresários, gestores e servidores públicos, profissionais de arquitetura e engenharia, pesquisadores e estudantes, seja qual for o seu nível de conhecimento a respeito do BIM e de outras tecnologias.

 

“O seminário se tornou uma referência nacional, e esperamos que continue crescendo e contribuindo para a evolução e entendimento desse processo disruptivo, que mudará toda a cultura do setor no país”, finaliza Nardelli.

 

6º Seminário Internacional: A ERA BIM

 

Inscrições: doity.com.br/6-seminario-internacional-a-era-bim

 

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (Rua Itambé, 135, Higienópolis)

 

Data: 21, 22 e 23 de novembro de 2023

 

Horário: 8h às 18h

 

Descontos e condições especiais
– Empresas associadas e filiadas ao Sinaenco contam com preços especiais para compra;
– Compras de 3 ou mais ingressos garantem descontos progressivos (solicite o cupom de desconto para [email protected]).

 

Certificados
Todos os inscritos com mais de 70% de presença receberão certificado de participação.

 

Tradução
O evento contará com tradução do Inglês para o Português.

MAIS SOBRE: RECENTES

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Projeto SEICAU celebra primeiro ano

Pular para o conteúdo