Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Sinaenco promove a 6ª edição do Seminário Internacional A ERA BIM, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Inscritos no CAU tem 30% de desconto exclusivos na aquisição dos ingressos através desse link: https://doity.com.br/6-seminario-internacional-a-era-bim?c=CAU30#registration
O evento ocorrerá às vésperas de dois marcos públicos importantes para a evolução da adoção do Building Information Modelling (BIM) no Brasil. O primeiro é a entrada em vigor da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021), em dezembro de 2023, que determina a adoção preferencial do BIM para obras e serviços de Engenharia e Arquitetura. O outro é o início da 2ª fase da Estratégia BIM BR, em janeiro de 2024, cuja expectativa é incorporar a adoção das tecnologias BIM não apenas nas fases de projeto, mas também de orçamentação e de obras em alguns contratos públicos.
Estão confirmados para essa edição a diretora técnica da Atkins e presidente da UK BIM Alliance, Anne Kemp, criadora do BIM Mandate, o engenheiro John Messner da PennState, criador do Manual de Usos Bim, o arquiteto Rodrigo Alvarado da Universidade de Bio Bio, no Chile, Washington Fajardo, do arquiteto Carlos Leite dentre mais de uma centena de palestrantes líderes na transformação digital da arquitetura e da engenharia.
Para o arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, coordenador do Programa BIM do Sinaenco e curador do Seminário, esses acontecimentos mostram o avanço do BIM na esfera institucional do país, acompanhada e incentivada desde as primeiras edições do evento. Ele afirma que a 6ª edição foi concebida pensando na evolução das discussões nesse contexto, com o objetivo de trazer maior maturidade prática para a adoção das tecnologias digitais no Brasil.
“Passamos pelas fases de informação sobre o que é o BIM, seus benefícios e desafios, e também pela fase de explicação sobre suas aplicações. Agora, entramos em uma fase de maior maturidade, em que o principal é compreender quais são as questões chave para a contratação desse tipo de modelo, o que deve ser exigido e entregue, de fato, e quais são os critérios para avaliação em cada modalidade de projeto específica”, pontua o arquiteto, também Prof. Dr. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Programação
O evento contará com uma programação especial para os marcos que devem movimentar o ano de 2024. Além da Lei de Licitações e da 2ª fase da Estratégia BIM BR, também serão abordados o uso de tecnologias em obras de infraestrutura (de olho no Novo PAC federal), BIM no saneamento, guias para contratação, marcos regulatórios e normas, entre outros temas relevantes.
Como já é tradicional, o Seminário terá a presença de expoentes internacionais, apresentação de cases, novas tecnologias e suas aplicações, bem como a abordagem do uso do modelo em cenários corporativos, como de pequenos escritórios e do mercado imobiliário. Os participantes ainda poderão visitar a AEC Expo, mostra de tecnologias aplicadas ao setor de projetos e consultoria.
O escopo do programa traz diferentes trilhas de conhecimento à escolha do público, tornando o evento atrativo a empresários, gestores e servidores públicos, profissionais de arquitetura e engenharia, pesquisadores e estudantes, seja qual for o seu nível de conhecimento a respeito do BIM e de outras tecnologias.
“O seminário se tornou uma referência nacional, e esperamos que continue crescendo e contribuindo para a evolução e entendimento desse processo disruptivo, que mudará toda a cultura do setor no país”, finaliza Nardelli.
6º Seminário Internacional: A ERA BIM
Inscrições: doity.com.br/6-seminario-internacional-a-era-bim
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (Rua Itambé, 135, Higienópolis)
Data: 21, 22 e 23 de novembro de 2023
Horário: 8h às 18h
Descontos e condições especiais
– Empresas associadas e filiadas ao Sinaenco contam com preços especiais para compra;
– Compras de 3 ou mais ingressos garantem descontos progressivos (solicite o cupom de desconto para [email protected]).
Certificados
Todos os inscritos com mais de 70% de presença receberão certificado de participação.
Tradução
O evento contará com tradução do Inglês para o Português.