CPUA

CADERNO CAU EDUCA SERÁ LANÇADO NO DIA DO ARQUITETO E URBANISTA 2022

 

O CAU Brasil tem como missão Arquitetura e Urbanismo para todos. Com o Caderno CAU Educa, o país passa a contar com uma série de metodologias e ferramentas para apresentar os conceitos arquitetônicos e urbanísticos para crianças e jovens, em sala de aula. A publicação será lançada neste dia 15 de dezembro, Dia do Arquiteto e Urbanista, em solenidade no Museu de Arte do Rio (MAR).

 

Saiba mais sobre o Dia do Arquiteto e Urbanista 2022

 

O Caderno CAU Educa reúne práticas propositivas de educação urbana e ambiental para professores do ensino infantil, fundamental e médio aplicarem em sala de aula. Destina-se também a arquitetos(as) e urbanistas, gestores públicos, instituições e outros interessados nas possibilidades de aprender e educar sobre os lugares que compartilhamos. Objetivo é dialogar com a sociedade, conscientizando as pessoas em prol de cidades mais justas e com qualidade de vida para todos. Em particular as crianças e os jovens, para que possam aprender com os conhecimentos, metodologias e ferramentas que a Arquitetura e Urbanismo oferece.

 

As práticas pedagógicas apresentadas na publicação foram selecionados por meio de um concurso público organizado pela Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU Brasil em 2021. “São vivências fundamentais no dia a dia das crianças, com a inserção de um ambiente lúdico, através de jogos, brincadeiras, experimentações nos espaços públicos coletivos. Exercitamos assim uma imersão pedagógica para a constituição de crianças cidadãs”, afirma o conselheiro do CAU Brasil Ricardo Mascarello, coordenador da CPUA.

 

 

Desde 2018, a CPUA vem apostando na Educação Urbanística e Ambiental de crianças e jovens. E que, através deles, é possível atingir toda a sociedade. “Não se trata de formar pequenos arquitetos, mas de contribuir com a formação de cidadãos conscientes de seu papel na construção de cidades e comunidades mais justas e inclusivas. Uma cidade boa para as crianças será boa para todos”, afirma a conselheira do CAU Brasil Josélia Alves.

 

O Caderno CAU Educa está organizado em três momentos. O primeiro contextualiza o próprio Programa e a temática de Educação Urbanística e Ambiental para crianças e jovens.

 

O segundo, denominado de Rede Colaborativa, contempla e ilustra os diferentes diálogos que podem ser construídos por meio do Programa e do Concurso, ilustrando e encorajando variados atores a se unir nesta iniciativa.

 

No terceiro momento, apresenta-se o Concurso CAU Educa, já executado pelo Programa. Ele rendeu ótimas propostas associadas à Educação Urbanística e Ambiental e traz um repertório de práticas que podem ser realizadas em escolas, sobretudo, nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

 

 

HISTÓRICO
A relação entre Arquitetura e Urbanismo, educação e crianças começou a ser discutida no âmbito da CPUA do CAU Brasil em 2018. Em 2019, realizou-se a contratação de uma consultoria técnica especializada para a elaboração do Programa, realizada pela Pistache Editorial. A partir disso, foi criado o site e estabelecida a metodologia do Programa. Algumas iniciativas foram implementadas no país e a temática adquiriu maior importância dentro do Conselho.

 

Como um dos resultados, foi realizado em 2020, o Concurso CAU Educa, em âmbito nacional, que selecionou propostas para o tema da Educação Urbanística e Ambiental formuladas por arquitetos(as) e urbanistas e outros profissionais. Assim, com o intuito de consolidar o Programa CAU Educa no cenário nacional, o Caderno CAU Educa se soma às ações em andamento e instiga novos caminhos que podem ser iniciados.

3 respostas

  1. Parabéns CAU BR. Agora o ideal seria levar para as escolas das redes públicas e privadas.

  2. Olá. Bom dia!

    Sou arquiteta e professora! Como faço para ter cópia do caderno cau educa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CPUA

CAU Brasil indica inclusão do CAU Educa no conteúdo do Programa Escola em Tempo Integral

CPUA

Encontro em Manaus aponta Políticas Urbanas e Ambientais a partir do território amazônico

DIA DO ARQUITETO

Gestão do CAU Brasil apresenta retrospectiva na comemoração do Dia do Arquiteto

DIA DO ARQUITETO

No Dia do Arquiteto e Urbanista, Elizabeth de Portzamparc apresenta seus conceitos para uma Nova Arquitetura

Skip to content