CATEGORIA

Câmara cria o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

O arquiteto e urbanista Lúcio Costa

A Câmara dos Deputados instituiu, por meio do Projeto de Resolução 22/15, o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação.O prêmio será concedido anualmente, pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, a três entidades ligadas a esses temas, bem como a três personalidades dessas distintas áreas da sociedade, cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque na vida das metrópoles ou cidades brasileiras.

 

INDICAÇÕES – A premiação será dada pela comissão e se constituirá de uma estatueta de Lúcio Costa cunhada para este fim, medalha e certificado. A escolha dos homenageados será por meio da maioria dos integrantes da comissão. Cada parlamentar membro da comissão poderá indicar até três nomes de entidades e pessoas jurídicas e até três nomes de personalidades para votação.

A entrega dos prêmios ocorrerá sempre segunda semana de outubro, quando se comemora o Dia Mundial do Urbanismo (8 de outubro).

Segundo a comissão, a criação de um prêmio desse tipo é necessária há muito tempo para reconhecer os trabalhos das entidades e personalidades que atuam e se destacam nos setores de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. “Entidades e personalidades estas que vêm desenvolvendo trabalhos de alto nível no melhoramento da vida dos cidadãos são exemplos que devem ser seguidos em todo o território nacional e até por metrópoles e municípios de outros países”, justifica a Comissão de Desenvolvimento Urbano.

 

PRIMEIRA EDIÇÃO – A primeira entrega de prêmios já está marcada: será no dia 6 de outubro de 2015, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Juntamente com a premiação, a Comissão realizará a exposição “Brasília, cidade que inventei”, sobre Lúcio Costa, no Espaço Mario Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, de 5 a 9 de outubro.

 

Clique aqui e leia a íntegra do Projeto que criou o prêmio.

 

 

Publicado em 16/06/2015.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo