ASSESSORIA PARLAMENTAR

Câmara de Deputados aprova instituição do Dia do Arquiteto e Urbanista

Deputado Luiz Carlos Busato, que é arquiteto, é o autor da proposta

O projeto de lei 2.381/2015, que institui oficialmente a data de 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados em 8/12/15. A proposta, de autoria do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), segue agora para exame no Senado.

 

Desde 2011 o CAU comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista em 15 de dezembro, data de nascimento de Oscar Niemeyer e fundação do Conselho. O projeto de lei,  se aprovado também pelos senadores, vai incluir a data no Calendário Cívico Nacional. Anteriormente, o projeto foi apreciado e aprovado nas Comissões de Cultura (CCult) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) nas quais o projeto recebeu pareceres favoráveis da Deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa pelo Deputado Jerônimo Goergen (PP/RS), respectivamente. Leia aqui o PL 2381/2015.

 

Independente da aprovação do PL 2.381/2015, a Câmara dos Deputados vai comemorar a data com a promoção de uma sessão solene em homenagem aos arquitetos e urbanistas no dia 16 de dezembro. A sessão solene foi pedida pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). No requerimento, ele destaca que o ato “expressa o reconhecimento e importância destes profissionais, tão relevantes para o desenvolvimento nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas”. Leia aqui o requerimento.

 


Publicado em 16/11/2015, atualizado em 08/12/2015

10 respostas

  1. Parabéns Deputado Busato!
    Ótima iniciativa, e a data tem tudo a ver, aniversário do Niemeyer, fundação do CAU e 4 dias após os engenheiros.
    Assim as pessoas que nos confundem com Engº vão pensar ” Ué, não foi dia 11? Ah! não dia 11 foi do Engº, agora é do Arquiteto” e passarão a nos identificar melhor.

  2. Teremos direito a feriado (Funcionários públicos/privados)? O que muda agora na prática?

  3. Parabéns ao CAU e ao deputado Busato, nosso parceiro em muitas outras batalhas.
    Mas eu fico impressionado com a capacidade de alguns colegas de meter o pau em tudo que é realizado. E desinformados, agressivos, rancorosos, credo…! Se não faz, não faz “nada”, se faz, faz mal feito.
    Bah, assim não dá. Vamos ser mais construtivos meus caros colegas. Construir é a nossa profissão, não ficar resmungando o tempo todo.
    Muito amor para todos em 2016.

  4. .
    Parabenizo o Deputado ( e Colega ) Luiz Carlos Busato, cuja proposta já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, institui o dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.
    .
    O fato é de relevante importância sim…principalmente para nós, que nos orgulhamos da nossa Profissão e que já estávamos cansados de sermos confundidos com “Engenheiros” todos os anos, no dia 11 de dezembro.

  5. Fundamental esta iniciativa. Agora sim nossa profissão será devidamente valorizada e reconhecida e o nosso país e também nossa profissão progredirão. Era o que faltava, aliás era só o que nos faltava. Será que vai ser feriado?
    Por que este deputado não vai fazer alguma coisa importante e séria?

    1. Fernando, o deputado Busato tem sido um importante interlocutor do CAU/BR em diversos assuntos de interesse da Arquitetura e Urbanismo, como na revisão da Lei de Licitações e em muitos outros casos. Acompanhe as reportagens sobre a assessoria parlamentar do CAU/BR no site!

  6. Parabéns Deputado Busato!

    Compromisso assumido e cumprido!

    Arq. Mariano Farias.
    Conselheiro Federal – CAU/BR

  7. Tema super importante. Quem sabe um dia vão pensar em se dedicar a valorizar a profissão e o profissional, aí sim pode pensar no dia de um profissional valorizado!!!
    È impressionante como se perde tempo e dinheiro em assuntos sem a mínima relevância.

    1. Mas Alan, essa ação é mais uma para nossa valorização profissional. Tudo é um caminho a se percorrer, o CAU está se empenhando em nos valorizar bastante. Veja no site com mais atenção as diversas frentes que o CAU tem feito para nossa classe. O problema é que tudo demanda tempo, nada se muda de um dia para o outro. É uma construção romper paradigmas…
      Abraços! E vamos pra frente confiantes e otimistas!

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo