Você já imaginou como seria a sua formação profissional sem livros? Esta é a condição dos estudantes de arquitetura e urbanismo de instituições de ensino que tiveram suas bibliotecas drasticamente atingidas pelas enchentes do mês de maio. Procurando recompor os acervos de duas faculdades que perderam quase a integralidade das suas obras, a FTEC e a São Francisco, ambas em Porto Alegre, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) está lançando uma campanha de coleta de obras de Arquitetura e Urbanismo.
As bibliotecas são espaços potencializadores da qualidade do ensino presencial e preciosos para a experiência acadêmica e os livros, indispensáveis para constituir uma base sólida de conhecimento teórico e prático em qualquer área do conhecimento. Em formato físico, as obras cumprem funções diferenciadas na formação em Arquitetura e Urbanismo. Além de ampliar o conhecimento teórico, as referências técnicas, históricas e artísticas, são fontes que inspiram abordagens criativas e a construção de repertório.
“O acervo dos livros de arquitetura e urbanismo é uma das joias mais raras da pesquisa”, afirmou o coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/RS, Paulo Ricardo Bregatto. “A pesquisa se faz com mais qualidade quando a biblioteca está constituída e com um acervo completo de obras exemplares para que os estudantes possam tomar conhecimento do conteúdo a partir de um material de qualidade”, completou o professor.
A campanha do CAU/RS incentiva instituições de ensino, escritórios e profissionais que tenham livros em duplicidade na sua biblioteca a fazerem doações de obras para requalificar as bibliotecas. A presidente Andréia Ilha estimula os profissionais a aderirem à iniciativa. É mais uma iniciativa que nos convoca à solidariedade e à ação coletiva. As bibliotecas são espaços potencializadores da qualidade do ensino presencial e preciosos para a experiência acadêmica. Colaborar com a formação dos futuros profissionais é contribuir para a qualidade da arquitetura e urbanismo do nosso estado”, afirmou.
Onde doar
Os livros podem ser entregues na sede, em Porto Alegre, ou nos escritórios regionais do CAU/RS.
PORTO ALEGRE: Rua Dona Laura, 320 – Espaço do Arquiteto
CAXIAS DO SUL: Rua Os Dezoito do Forte, 1639 – Sala 110
PASSO FUNDO: Rua Quinze de Novembro, 961 – Loja 3
PELOTAS: Rua Félix da Cunha, 601
SANTA MARIA: Alameda Buenos Aires, 107 – Sala 101
As unidades móveis de fiscalização e atendimento também receberão doações durante as ações do CAU Mais Perto. Confira a agenda semanal e nossas redes sociais.
(Com informações do CAU/RS)