Por Emerson Fonseca Fraga, Jornalista do CAU/BR
Mais de cinquenta arquitetos e urbanistas participaram da oitava Oficina de Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior, realizada na última quinta-feira (7/6), em Brasília. “Temos muitos mercados em potencial, e não só nos países fronteiriços. Voltei agora da China e lá eles, com quase um bilhão e meio de habitantes, têm cerca de 30 mil arquitetos apenas”, contou Rafael Cunha Moreira, coordenador-geral de Sistemas, Estatísticas e Informações Gerenciais do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
O ouvidor-geral do CAU/BR e vice-presidente para as Américas da União Internacional dos Arquitetos (UIA), destacou na oficina que o 26º Congresso Mundial de Arquitetos, marcado para 2020, no Rio de Janeiro, é uma oportunidade histórica para a internacionalização da área. “A qualidade e criatividade da nossa Arquitetura é reconhecida e prestigiada lá fora. Vamos fazer valer essa fama com a oportunidade de nos aproximar de outros países. O Congresso será um marco nesse sentido”, afirma.
Além de Simon e de Moreira, palestraram na oficina Emanuel Teixeira Junior, gestor de Projetos de Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Pedro Diniz Coelho, gerente do projeto “Built by Brazil”, iniciativa conduzida pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) para estimular a exportação de serviços do setor; Eduardo Pasquinelli, membro da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR; e Ana Laterza e Paul Beyer, servidores do CAU/BR.
O evento, promovido em parceria com o CAU/DF, foi realizado na Livraria Cultura do shopping CasaPark, que cedeu gratuitamente o espaço.
PRÓXIMAS EDIÇÕES
As próximas oficinas serão realizadas em Natal (27 de julho), Recife (8 de agosto) e Fortaleza (10 de agosto). As datas ainda estão sujeitas a confirmação e a inscrições serão abertas em breve.
Para melhor aproveitamento da Oficina de Capacitação para o Mercado Exterior, é recomendada a leitura de alguns textos e apostilas para a melhor compreensão e aproveitamento do conteúdo. Clique aqui para baixar o material.
As primeiras oficinas aconteceram em 2017. Os profissionais de sete cidades foram capacitados: Foz do Iguaçu (PR), Santana do Livramento (RS), Chapecó (SC), Dourados (MS), Macapá (AP), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Participaram pessoalmente 279 arquitetos e urbanistas. As transmissões online, pelo YouTube, tiveram 6.590 acessos.
SOBRE AS OFICINAS
As oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior têm o objetivo de ampliar o mercado de trabalho dos profissionais brasileiros, principalmente para países vizinhos, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios do Brasil.
A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Apoiam o programa o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), além dos respectivos CAU/UF onde ocorrem os eventos.
PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO EXTERIOR
13h30: Credenciamento
14h: Mesa de abertura e introdução
14h45: Legislação nacional e acordos internacionais
11 Carta de Serviços do CAU, Lei 12.378/2010 e resoluções do CAU/BR
1.2 Registro no CAU
1.3 Acordos internacionais do CAU/BR
1.4 Panorama da legislação internacional
15h30: Intervalo
15h45: Preparar a empresa
2.1 Níveis de maturidade da matriz exportadora
2.2 Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV)
2.3 Nomenclatura brasileira de serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio (NBS)
2.4 Panorama dos países fronteiriços
2.5 Modos de exportação
2.6 Documentos necessários para a exportação de serviços
2.7 Passo a passo da exportação de serviços de Arquitetura
2.8 Formação de preço
2.9 Tributação
19h: Encerramento