Clipping

Capitais apostam em incentivos fiscais e programas sociais para revitalizar seus grandes centros 

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 22 de Janeiro de 2024. 

 

Edição #16941 

 

Brasília, 22 de Janeiro de 2024. 

 

DESTAQUES 

 

O Globo: Capitais apostam em incentivos fiscais e programas sociais para revitalizar seus grandes centros 

Com o esvaziamento dos centros das grandes cidades acelerado pela pandemia, revitalizar essas áreas passou a ser preocupação da gestão de algumas capitais e deve voltar a ser tema de debate nas eleições para prefeito deste ano. 

 

CAU/BR: UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social 

O curso é uma iniciativa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (ARQ/UFSC), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ/UFSC) e do Centro Tecnológico (CTC). A inscrição no processo seletivo é gratuita e deve ser feita de 1º a 07 de fevereiro de 2024. Aulas serão presenciais. 

 

G1/MG: Mergulho no passado: aplicativo de realidade aumentada permite que moradores conheçam a Uberlândia dos séculos XIX e XX 

Todo mundo tem um prédio, praça, cinema ou igreja que marcou a infância, mas que já não são como eram antes. Foi pensando nisso que estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançaram o aplicativo “Retomba”, uma iniciativa que promete resgatar e preservar a história arquitetônica da cidade. 

 

O Globo: Rocinha pode receber projeto-piloto de urbanização com planos inclinados e redes de água e esgoto 

Plano Diretor prevê que todas as comunidades precisam ter seus próprios planos diretores. Por ter projeto desenhado, favela da Zona Sul pode ser a primeira. 

 

O Globo: Entenda como ficou a Lei do Zoneamento em São Paulo após sanção de Nunes 

Prefeito vetou pontos mais polêmicos do texto aprovada na Câmara Municipal, como aumento de altura de prédios em miolos de bairros e enfraquecimento dos órgãos de patrimônio. 

 

CAU NA MÍDIA 

 

CAU/RJ: CAU na Mídia: Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, fala sobre construções irregulares na Rádio Tupi 

O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, participou do Programa Roberto Canazio, da Rádio Tupi FM, no sábado, 20. O tema da entrevista foram as construções irregulares. 

 

CAU/RJ: CAU na Mídia: Vice-presidente Michelle Beatrice dá dicas de decoração para apartamentos alugados 

Na matéria “Cuida que o lar é seu”, do jornal Extra, deste sábado, 20, a vice-presidente do CAU/RJ Michelle Beatrice – conhecida como Mica – deu dicas de como adaptar a casa a seu gosto e necessidades, de forma econômica e com baixa intervenção. 

 

CAU DIVERSOS 

 

CAU/AL: Momento histórico: 1ª Reunião e Instalação efetiva da Comissão Especial de Políticas Afirmativas do CAU/BR 

A Comissão desempenha um papel crucial ao propor legislações, normativas e ações para enfrentar obstáculos relacionados a questões étnicas, raciais, de gênero, e outras formas de discriminação.  

 

CAU/ES: Eleições do CAU: arquitetos(as) e urbanistas com votos anulados no dia 10 de outubro terão multas anistiadas 

A anistia será concedida a 2.009 arquitetos(as) e urbanistas que deixaram de votar nas Eleições do CAU no dia 17 de outubro. 

Publicado também no CAU SP.

  

CAU/GO: Confira a composição das comissões para o ano de 2024 

Na plenária realizada remotamente nesta sexta-feira, 19, os conselheiros do CAU/GO definiram a nova composição das comissões para o início da gestão 2024-2026. 

  

CAU/MT: Arquiteto de Sapezal, Weverthon Veras, foi eleito 2º presidente do CAU/MT  

Weverthon também esteve na Gestão 2021-2023 do CAU/MT como Conselheiro Titular. Atuou como 2º vice-presidente em 2022.  

  

CAU/PB: Conselheira do CAU/PB participa de reunião de acompanhamento das ações do edital do CAU/BR

Também foram iniciadas as discussões com os moradores sobre a ação urbana a ser realizada como fechamento das atividades previstas no plano de trabalho contemplado com o Edital do CAU/BR (004/2021). 

 

CAU/PI: Gerardo Fonseca e Paulo Eleutério cumprem agenda com a presidente do CAU/BR, Patrícia Herden 

O presidente do CAU/PI, Gerardo Fonseca, e o conselheiro federal Paulo Eleutério, se reuniram nesta sexta-feira, 19 de janeiro, com a nova presidente do CAU/BR, Patrícia Herden. Durante a reunião, os representantes do CAU/PI reafirmaram a importância do CAU/BR acompanhar a evolução do mercado de Arquitetura e Urbanismo. 

 

CAU/PB: Conselheira participa de evento de apresentação de projeto selecionado pelo edital de ATHIS do CAU/PB 

O projeto será executado em lote que passou por regularização fundiária no ano de 2018, em processo também decorrente de edital de ATHIS do CAU/PB. Nos próximos meses, os responsáveis técnicos e a comunidade trabalharão juntos em um processo participativo para a finalização do projeto executivo e obra. 

 

CAU/PI: Conselheiros piauienses vão compor comissões de Exercício Profissional e Política Profissional no CAU/BR 

O Piauí é representado no CAU/BR pelos conselheiros federais Paulo Eleutério e Sérgio Lebre, titular e suplente, respectivamente. 

 

CAU/RO: Comunicado: alteração de ferido de 24/01 para 22/01 (instalação do município de Porto Velho) 

A alteração se dá em razão de procedimentos internos de organização de capacitação de novos conselheiros na semana do feriado, o que seria prejudicado em razão do feriado. 

 

CAU/SE: Posicionamento sobre as investidas governamentais para a privatização da DESO 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, por meio da Comissão de Política Urbana e Ambiental, manifesta sua posição contrária às ações contínuas do governo estadual para privatizar a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). 

 

ENTIDADES 

 

FNA: Ministério da Cultura promove primeira Conferência Temática de Trabalhadores da Cultura 

A iniciativa visa promover debates sobre os direitos dos trabalhadores da cultura e os desafios para sua efetivação, assim como a formação, a qualificação, a regulamentação, a geração de emprego e renda da profissão. A conferência ainda irá abordar como os avanços tecnológicos, as inteligências artificiais, as redes sociais e plataformas de conteúdo por demanda impactam o mundo do trabalho na cultura. 

 

CBIC: Governo reabre crédito extraordinário para gestão de riscos e desastres climáticos 

A reabertura do crédito extraordinário visa atender as demandas mais recentes da pasta em decorrência dos eventos climáticos que estão afetando diversas cidades do país. Por isso, o valor será destinado à gestão de riscos e de desastres, ações de proteção e defesa civil nacional, além também de implantação e qualificação viária.   

 

CBIC: 67 anos de história contribuindo para a construção de um país melhor 

Ampliar a atuação das empresas para que o setor da construção possa fazer mais habitação, saneamento e infraestrutura para proporcionar o bem-estar dos cidadãos brasileiros, com mais moradia, hospitais, creches e escolas, ruas e estradas, fábricas e edifícios comerciais tem sido o principal objetivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que comemora 67 anos neste sábado (20). 

 

IAB/SC: Edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária do IAB SC 

A reunião, que ocorrerá de forma virtual através da Plataforma Google Meet, está agendada para o dia 6 de fevereiro de 2024. A primeira convocação será às 19h, seguida pela segunda convocação às 19h15. 

 

PRÊMIOS 

 

ArchDaily: Prêmio AIA 2024 concede Medalha de Ouro ao Lake|Flato Architects pelo ativismo ecológico 

A dupla foi escolhida pelo júri por sua capacidade de tornar “a sustentabilidade empolgante de uma forma que poucos outros arquitetos conseguiram”.   

 

ArchDaily: Prêmio EU Mies 2024 anuncia 40 projetos finalistas 

Escolhidos por um júri composto por sete membros, a partir de uma lista de 362 indicados, os projetos “estão espalhados por 38 cidades europeias em 33 regiões e 20 países”, e apresentam 14 programas diferentes. 

 

ESPECIALIZADOS 

 

ArchDaily: Entre a rua e a fé: espaços urbanos e as festas populares brasileiras 

No Brasil, as festas populares costumam ter uma profunda ligação espacial, histórica e simbólica com os espaços públicos das cidades, proporcionando uma experiência única de ocupação, apropriação e reelaboração coletiva desses locais durante suas ocorrências.   

 

MAIS NOTÍCIAS 

 

Estadão: Arquiteta brasileira é embaixadora de feira de design em Paris 

O evento é um dos principais do segmento de design. Juliana Pippi é a única participante brasileira no time de embaixadores e foi indicada pela representante oficial da Maison et Objet no Brasil, Mariana Amaral. 

 

O Globo: Programa Seguir em Frente já atendeu 840 pessoas em situação de rua no Rio no primeiro mês 

O programa Seguir em Frente envolve as secretarias de Saúde, de Assistência Social, de Trabalho e Renda e de Habitação. Tem previsão de cada pessoa passar sete meses para conquistar sua autonomia.  

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo