CATEGORIA

Caravana da Arquitetura integra atividades do Seminário Nacional de Núcleos do IAB

nucleos

 

A próxima edição da Caravana da Arquitetura, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, em Porto Alegre, vai integrar as atividades do Seminário Nacional de Núcleos do IAB. O evento gratuito terá como tema “Arquitetura e Cidade”. A promoção é do IAB-RS e o patrocínio é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

 

Na sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 19h, o IAB-RS receberá três palestrantes de renome nacional. O atual presidente do IAB, Sérgio Magalhães, trará a discussão apresentada em conferência para a FAU/USP em abril deste ano, intitulada ‘A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática’. A referida conferência abordou “os principais desafios para a redução da desigualdade intra-urbana na perspectiva do trabalho do arquiteto no Brasil contemporâneo, com foco no Rio de Janeiro.” O arquiteto Gilson Paranhos falará sobre a experiência da CODHAB com o Programa de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo no Distrito Federal. O programa contempla serviços de elaboração de projetos de arquitetura e engenharia cujo objetivo é melhoria habitacional para famílias com renda de até 3 salários mínimos.

 

O arquiteto Nabil Bonduki abordará os planos Diretores e sua importância para as cidades na gestão dos conflitos urbanos, tendo principalmente os processos participativos como estratégia de criação de um espaço democrático.

 

 

No sábado, 19 de novembro. às 14h, será realizada visita guiada à Igreja das Dores. Trata-se da igreja mais antiga da cidade de Porto Alegre, construída a partir de 1807 é o primeiro bem tombado da capital gaúcha, tendo sua inscrição no livro tombo e de Belas Artes ainda no ano de 1938 pelo SPHAN (atual IPHAN). Alvo de intervenção de restauro desde a década de 1980, este ano, foi contemplada pela Lei de Incentivo a Cultura para dar continuidade à restauração que até então estava inacabada, além da implantação do PPCI e do primeiro museu de arte sacra da cidade. Na visita, será possível conhecer estes projetos, conhecer uma ala dos consistórios, o porão e apreciar em uma altura de 63m a vista da cidade de umas suas torres.

 

Serviço
O que: Caravana da Arquitetura Porto Alegre
Quando: Dias 18 e 19 de novembro (sexta e sábado)
Onde: Ponto de Cultura Solar do IAB
Endereço: Av. General Canabarro, 363 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS.
Quanto: Entrada Franca

 

Informações: www.iabrs.org.br ou pelo fone (51) 3212.2552
As palestras do dia 18 serão transmitidas ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube: https://www.youtube.com/user/iabrstv. Posteriormente o vídeo ficará salvo na galeria.

 

Publicado em 17/11/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo