A arquiteta brasileira Carla Juaçaba foi a mais votada em uma pesquisa promovida pelo portal de arquitetura ArchDaily junto aos leitores latino-americanos sobre quem deveria ganhar o Prêmio Pritzker 2019, conhecido como o “Nobel da Arquitetura”.
O maior portal mundial disponibilizou para os seus mais de 13 milhões de leitores o nome de 32 profissionais que podem ser vencedores do prêmio, dentre eles o nome da brasileira Carla Juaçaba. Os leitores também tinham a opção de citar nomes que não estavam na lista. A pergunta da pesquisa não era quem provavelmente iria ganhar o prêmio, mas sim quem deveria ganhar.
Carla Juaçaba foi a profissional mais citada pelos leitores, com 20,4% dos votos. Entre outros nomes que obtiveram votos expressivos estão Lacaton & Vassal, Scofidio Diller + Renfro, Sou Fujimoto, Frida Escobedo e Bernard Tschumi.
Dentre as obras mais famosas de Juaçaba está a Capela no Pavilhão de Santa Sé, na 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza; o Pavilhão da Humanidade, construído para receber a Rio+20, em 2012; e a Casa Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
O Prêmio Pritzker, conhecido como “o Nobel da Arquitetura”, é concedido anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que cumpra os princípios de solidez, beleza e funcionalidade. Na cerimônia, que costuma acontecer em maio, o homenageado recebe US$ 100.000 e um medalhão de bronze.
Desde a criação do prêmio, em 1979, apenas dois brasileiros foram homenageados: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.
Fonte: Archdaily