ARQUITETOS EM DESTAQUE

Leitores do ArchDaily indicam Carla Juaçaba para o Prêmio Pritzker 2019

A arquiteta brasileira Carla Juaçaba foi a mais votada em uma pesquisa promovida pelo portal de arquitetura ArchDaily junto aos leitores latino-americanos sobre quem deveria ganhar o Prêmio Pritzker 2019, conhecido como o “Nobel da Arquitetura”.

 

 
Em 2013, Carla Juaçaba foi a primeira vencedora do prêmio arcVision – Women and Architecture, que reconhece as mulheres que atuam em prol da inovação socialmente sustentável. Foto: ArcVision

 

O maior portal mundial disponibilizou para os seus mais de 13 milhões de leitores o nome de 32 profissionais que podem ser vencedores do prêmio, dentre eles o nome da brasileira Carla Juaçaba. Os leitores também tinham a opção de citar nomes que não estavam na lista. A pergunta da pesquisa não era quem provavelmente iria ganhar o prêmio, mas sim quem deveria ganhar.

 

Carla Juaçaba foi a profissional mais citada pelos leitores, com 20,4% dos votos.  Entre outros nomes que obtiveram votos expressivos estão Lacaton & Vassal, Scofidio Diller + Renfro, Sou Fujimoto, Frida Escobedo e Bernard Tschumi.

 

Clique na imagem para ampliar gráfico que mostra o resultado da votação do portal ArchDaily sobre o possível vencedor do Prêmio Pritzker 2019. Foto: ArchDaily.

 

Dentre as obras mais famosas de Juaçaba está a Capela no Pavilhão de Santa Sé, na 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza; o Pavilhão da Humanidade, construído para receber a Rio+20, em 2012; e a Casa Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

 

Capela construída para o Pavilhão de Santa Sé, primeira participação do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza, na 16ª edição do evento. Foto: Divulgação.

 

O Prêmio Pritzker, conhecido como “o Nobel da Arquitetura”, é concedido anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que cumpra os princípios de solidez, beleza e funcionalidade. Na cerimônia, que costuma acontecer em maio, o homenageado recebe US$ 100.000 e um medalhão de bronze.

 

Desde a criação do prêmio, em 1979, apenas dois brasileiros foram homenageados: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

 

Fonte: Archdaily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo