CAU/UF

Carlos Fernando Andrade lança livro de crônicas sobre o urbanismo carioca

O Conselheiro Federal pelo Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, lançou na segunda-feira, 08 de julho, o livro “Vazou – Crônicas do urbanismo carioca”, na Livraria da Travessa de Botafogo. Publicada pela Editora Outras Letras, a obra reúne 42 crônicas que saíram, originalmente, na página de Opinião do Jornal do Brasil em 2018.

 

Carlos Fernando e a vice-presidente do CAU/RJ Isabel Tostes no lançamento do livro. Foto: CAU/RJ

 

O título faz alusão à publicação pela imprensa de informações ocultas, mas também guarda relação semântica com os vazios urbanos e o esvaziamento do Rio de Janeiro. A ideia de escrever para o JB surgiu, justamente, a partir de uma tese, nunca publicada do Conselheiro, de que a cidade se retraía, embora estivesse no auge de sua fama, com a realização dos megaeventos esportivos. Com ironia e bom humor, o autor trata de um “Rio que já foi, um Rio que poderia ter sido, um Rio que dificilmente será”, sempre dentro do contexto histórico, divididos em quatro grupos intitulados: Gentes e lugares, Incêndios e outras tragédias, Retrações e Vale tudo.

 

Entre as crônicas selecionadas no livro, Carlos Fernando destaca a intitulada “O tempo”, que descreve uma entre as tantas contradições da cidade: a fachada da então Livraria Cultura, no Centro do Rio, antigo prédio do Cine Vitória, em que as palavras Cultura e Vitória se opõem ao conjunto de moradores de rua na calçada em frente.

 

A visão de Carlos Fernando para o futuro do Rio não é muito otimista. “Para acabar com o esvaziamento é preciso acreditar que ele existe. Os planos para a cidade sempre foram pensados de forma a criar mais vazios. É o caso da esplanada de Santo Antônio. Com o 2º Plano Nacional de Desenvolvimento, Geisel reforça a ideia de um novo centro do Rio de Janeiro, na área onde está a Catedral Metropolitana, a Petrobras e o BNDES, mas, a esta altura, o Rio já tinha deixado de ser a capital. Depois há a expansão para a Barra da Tijuca, com esta mesma lógica”, afirmou o Conselheiro.

 

Além de Conselheiro Federal, Carlos Fernando Andrade comanda um escritório de projetos urbanos e preservação arquitetônica, a Urbanacon. É mestre e doutor em Urbanismo, pelo Programa Prourb, da FAU-UFRJ. Foi presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Superintendente Regional do IPHAN, onde se despediu da carreira pública.

 

 

 

Fonte: CAU/RJ

MAIS SOBRE: CAU/UF EVENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo