Por Anthony Machado, Estagiário do CAU/BR*
A arquiteta Carme Pigem recebeu, juntamente com seus dois sócios, o Prêmio Pritzker de 2017. Ela foi a terceira mulher da história a receber a premiação, considerada a mais importante da Arquitetura mundial. Rafael Aranda e Ramon Vilalta são seus sócios na empresa RCR Arquitectes desde 1988.
Segundo a citação do júri do Pritzker, “os três passaram suas carreiras desenvolvendo projetos com um profundo foco e influência local”. “Seus projetos destacam a materialidade e as técnicas construtivas – fazendo intenso uso da cor, transparências e luz – e abrangem uma ampla gama de programas, de museus e teatros a escolas e residências” ressalta o texto. Foi a primeira vez que três profissionais foram reconhecidos na mesma edição.
Entre os projetos mais importantes do trio, estão o La Cuisine Art Center e o Museu Soulages, ambos construídos em 2014 na França.
Espanhola, Carme Pigem nasceu em Olot e estudou na Escuela Técnica Superior d’Arquitectura del Vallés, na província de Barcelona. Para ela, o fazer arquitetônico é pessoal e vai além da questão de gênero. “Não acho que as mulheres possuem uma maneira diferente de trabalhar, cada homem e cada mulher possui sua própria maneira diferente de fazer Arquitetura” afirmou.
= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras
* Supervisionado por Emerson Fonseca Fraga, Jornalista do CAU/BR