A entrega da Carta Aberta aos Candidatos Municipais – Pacto pela sustentabilidade dos municípios e qualidade de vida urbana pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) gerou resultados concretos para a atuação de arquitetos e urbanistas na gestão pública, especialmente em Mato Grosso. A ação, que visava destacar a importância dos arquitetos para o planejamento urbano e a qualidade de vida nas cidades, conseguiu levar o documento para os principais municípios do estado, incluindo a capital.
Em Cuiabá, a carta teve uma recepção significativa entre os candidatos à prefeitura da cidade. Logo que foi eleito, o arquiteto e urbanista Abílio Brunini esteve em reunião com o CAU/MT, com o intuito de estreitar o diálogo entre a nova gestão e o Conselho, mostrando a efetividade da apresentação do documento durante o período eleitoral. Também após ser eleita, a prefeita Flávia Moretti (PL) procurou o Conselho mato-grossense solicitando a indicação de dois arquitetos para integrar a equipe de transição de governo, reconhecendo o papel estratégico desses profissionais na administração pública.
“Vejo isso como um ponto muito positivo para a classe, porque a classe política começa a enxergar os arquitetos como uma peça fundamental para a gestão pública”, afirma a presidente do CAU/MT, Lise Borkoni. A executiva destaca a importância da presença de urbanistas nas prefeituras, comparando-a à necessidade de farmacêuticos em farmácias: “Da mesma forma que não existe farmácia sem farmacêutico, não dá para conceber uma prefeitura sem um urbanista”, disse.
Para o CAU/MT, conforme desacado na 45ª reunião do 45º Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (FPRES), em Ouro Preto/MG. a carta funcionou como uma ferramenta de aproximação com a esfera política e uma oportunidade para os arquitetos contribuírem para uma administração pública mais eficiente e sustentável. Essa articulação demonstra o reconhecimento crescente do papel dos arquitetos no desenvolvimento urbano e na promoção da qualidade de vida nas cidades.