EVENTOS

Carta aos Candidatos é apresentada durante Seminário no Acre

Luciana Rubino, chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) apresentou na manhã desta sexta-feira, dia 09 de setembro, em Rio Branco, no Acre, a Carta aos Candidatos – O Brasil precisa de mais Arquitetura e Urbanismo! Manifesto das Entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da Sociedade, com destaque para a questão ambiental, durante o Seminário Nacional de Meio Ambiente – Urbanização e mudanças climáticas: desafios para o desenvolvimento de cidades justas e resilientes na Amazônia. O evento reuniu arquitetos e urbanistas, representantes de governo e instituições e contou com a participação do relator e coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU Brasil, Ricardo Mascarello.

 

Na sua apresentação Luciana explicou a Carta-Aberta aos Candidatos e as ações que o CAU Brasil tem feito para tornar esse documento conhecido pela sociedade, pelos candidatos (as) e profissionais de arquitetura e urbanismo.

 

Luciana Rubino, chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

 

“A Carta foi lançada em março de 2022. Essa data foi pensada para que todos os pré-candidatos e atualmente os candidatos tomassem conhecimento da proposta, desse manifesto. Ela está estruturada em 20 propostas com sete eixos para que a gente consiga com isso embasar as políticas públicas capazes de impactar as questões estaduais no território brasileiro”, explicou.

Luciana falou sobre as ações já realizadas para divulgação do documento como o Ato Público realizado em maio, em São Paulo, o edital  aberto de chamada pública de boas práticas com inscrições até 31 de dezembro de 2022, e o Seminário de Arquitetura e Urbanismo realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Ela destacou, ainda, a Carta pela Equidade, elaborada pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED) do CAU Brasil, a habilitação do Conselho para apresentar sugestões legislativas (SUG) à Câmara dos Deputados e o lançamento de edital de chamamento público de apoio institucional para ATHIS.

 

 

ACESSE A APRESENTAÇÃO DE LUCIANA RUBINO

 

 

Durante o evento, Ricardo Mascarello falou que o “Conselho tem uma responsabilidade com a sociedade. Ao tempo que estamos levando mais arquitetura e urbanismo e colocando os arquitetos e urbanistas para o trabalho e para a sociedade é evidente que estamos trazendo os nossos profissionais, mas com a visão para a sociedade”.

 

Ele mencionou que o CAU Brasil é formado por conselheiros de diferentes regiões e que cada conselheiro federal tem visitado parlamentares em seus estados levando a Carta aos Candidatos.

 

 

Ricardo Mascarello, coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU Brasil

 

 

Carta-Aberta aos (às) candidatos (as)

 

A Carta-Aberta aos (às) candidatos (as) nas Eleições 2022 é um manifesto do CAU Brasil e das entidades (Instituto de Arquitetos do Brasil, Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) em defesa da sociedade.

 

As instituições que representam os (as) arquitetos (as) e urbanistas no Brasil sugerem 20 propostas para compor os programas de governo dos (as) candidatos (as) a serem submetidos à população brasileira nas eleições de 2022, como parte da agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico, priorizando a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira.

 

As Eleições de 2022 constituem uma oportuna ocasião para discutir uma agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico que priorize a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira.

 

Neste contexto, a Carta-Aberta propõe aos (as) candidatos (as) à Presidência da República, aos Governos dos Estados e do Distrito Federal, ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas estaduais e distrital: moradia digna como uma questão de saúde pública, direito à cidade como questão de justiça social e planejamento urbano integrado como segurança e qualidade de vida.

 

São sete eixos: A) Planejamento das cidades e de regiões; B) Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente; C) Organização e Políticas de Estado; D) Valorização da Arquitetura e Urbanismo; E) Tributos e Trabalho; F) Educação e G) Relação com a Sociedade.

 

Saiba mais no site. 

 

 

Seminário Nacional de Meio Ambiente

 

O evento faz parte da agenda de encontros regionais promovidos pela CPUA e busca posicionar os arquitetos e urbanistas brasileiros diante de temas estratégicos para a preservação da Amazônia. O Seminário segue até amanhã, dia 10 de setembro, no auditório do Sebrae, em Rio Branco, no Acre.

 

O principal objetivo do encontro é a estruturação do Projeto Amazônia, uma proposta de ação a ser apresentada ao Congresso Internacional UIA 2023, que será realizado em Copenhague, na Dinamarca, em julho de 2023.

 

Saiba mais sobre o Seminário Nacional de Meio Ambiente. Clique aqui.

 

 

Leia matérias relacionadas:

 

 

Inicia o Seminário Nacional de Meio Ambiente do Cau Brasil em Rio Branco

 

Seminário de Meio Ambiente: resiliência urbana é urgente na Amazônia

 

Projetos de educação ambiental são apresentados durante Seminário

 

CAU Brasil promove Seminário Nacional de Meio Ambiente no Acre

 

 

 

MAIS SOBRE: EVENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo