O CAU Brasil e o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) estão sugerindo 20 propostas para compor os programas de governo dos candidatos às Eleições 2022, sempre priorizando a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira. A divulgação dessas propostas já chegou no Congresso Nacional. O conselheiro do CAU Brasil José Gerardo Fonseca (PI) esteve na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em Brasília, para conversar com parlamentares de todo o país.

José Gerardo entregou a Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Pré-Candidatos ao senador Elmano Férrer (PP-PI) e aos deputados federais Joaquim Passarinho (PL-PA); Capitão Fábio Abreu (PSD-PI); Policial Katia Sastre (PL-SP); Professora Rosa Neide (PT-MT); Júlio Cesar (PSD-PI); e Merlong Solano (PT-PI). Visita organizada pela chefe da Assessoria Institucional e Parlamentar do CAU Brasil, Luciana Rubino, contemplou parlamentares de vários partidos e diversos estados.

Nos encontros, o conselheiro explicou o propósito da Carta aos Pré-Candidatos, de embasar políticas públicas capazes de impactar questões estruturais no território brasileiro; e destacou que os CAU/UF estão promovendo discussões nos estados para complementar as 20 propostas iniciais.

“Enfatizamos a função social da Arquitetura e Urbanismo e o como os arquitetos e urbanistas podem contribuir com o país”, afirmou José Gerardo. “É muito importante essa sensibilização dos candidatos para incluir ações de Arquitetura e Urbanismo em seus planos de governo.”

Reforçou-se ainda a necessidade de se ampliar o alcance das ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), inclusive com a sugestão de que os parlamentares destinem emendas do Orçamento da União para financiar ações desse tipo nos municípios.

Outro ponto tratado foi o Projeto de Lei Complementar Nº 55/2022, que cria a figura do Microempreedendor Profissional (MEP), categoria tributária que reduziria os impostos pagos por arquitetos e urbanistas e outras profissões liberais.


Na semana passada, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh e a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, receberam em São Paulo os pré-candidatos a deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e Paulo Teixeira (PT), mais o pré-candidato a deputado estadual Professor Wagner Romão (PT), para explicar melhor as propostas dos arquitetos e urbanistas. Leia aqui.
O CAU Brasil está de portas abertas a todos os pré-candidatos que se interessarem em conhecer as 20 propostas da Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Pré-Candidatos das Eleições de 2022 e queiram assumir um compromisso com a agenda de reformas urbanas.
Entre elas, investimentos em políticas públicas de promoção da saúde, conjugadas com a implementação da regularização fundiária, requalificação das áreas urbanas informais e da assistência técnica pública e gratuita para o projeto e construção de habitação de interesse social como política pública de Estado.
3 respostas
Poucas palavras na hora de valorização da profissão arquiteto e urbanista como sempre CAU-BR não divulga muito os profissionais do conselho mas gostei da agricultura urbana
Não sei se entendi bem, embora pense que a reportagem está mal articulada. O CAU, representando os arquitetos de todo o país, elabora uma carta endereçada aos candidatos à presidência da república e a entregam para 7 parlamentares, sendo quatro do Piaui, e depois se colocam à disposição dos pré-candidatos que se interessem em conhecer as propostas? Não creio que seja uma estratégia razoável.
Poderiam ter dado destaque em foto e apresentação da carta ao Deputado Paulo Teixeira (PT- SP).
Grande parceiro!! quando secretário da habitação do município de São Paulo, governo Marta Suplicy fez e implantou o programa habitacional para retirar todos os moradores de viadutos. Foi um sucesso!! Muito empenhado em melhor qualidade habitacional para os mais necessitados. Urbanismo também!!
Ótimo parceiro para o próximo governo federal,?