CATEGORIA

Carta de apoio à FAU/UFRJ

 

O CAU/RJ manifesta todo seu apoio à FAU/UFRJ, que frente ao quadro de calamidade do edifício onde se desenvolvem suas atividades foi levada à perspectiva de suspensão do primeiro período de 2017.
Essa preocupação nasce do reconhecimento da importância da Faculdade na formação de um grande número de arquitetos e urbanistas brasileiros. A FAU/UFRJ é a continuidade do mais antigo curso de arquitetura no Brasil, que comemorou 200 anos em 2016. É, portanto, uma instituição fundamental da memória da arquitetura brasileira. 
A apreensão do CAU/RJ deve-se ainda ao reconhecimento do valor arquitetônico e histórico do edifício Jorge Machado Moreira, um exemplar do modernismo brasileiro, premiado internacionalmente e tombado como patrimônio cultural. 
Cientes de que a FAU/UFRJ atravessa um momento de grande dificuldade e de que isso se deve ao péssimo estado de conservação do edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, manifestamos nosso temor, considerando que essa situação surge como parte do contexto em que a educação pública passa a sofrer com perdas orçamentárias relevantes que poderão agravar o processo de precarização da educação e da pesquisa no Brasil. 
Convidamos, então, os estudantes, arquitetos e urbanistas e as entidades que os representam para uma mobilização conjunta a fim de buscar coletivamente a formulação de propostas e a realização de ações para a salvaguarda e recuperação do edifício e garantir o funcionamento da FAU/UFRJ. 

 

Conselheiros do CAU/RJ

 

Fonte: CAURJ

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo