CATEGORIA

Carta de Kenneth Frampton ao Docomomo

 

Caros Ana Tostões (presidente do Docomomo lnternacional) e Renato Gama-Rosa Costa (presidente do Docomomo Brasil),

 

É difícil imaginar qualquer evento neoliberal mais bárbaro do que a decisão peremptória de leiloar o Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro. Espero que juntos e separadamente vocês sejam capazes de tornar esta carta de protesto o mais conhecida possível, em um esforço para contribuir para o nível de indignação pública que tal barbárie necessariamente requer.

 

Ministério da Educação e Saúde, posteriormente Ministério da Educação e Cultura e atual Palácio Capanema, Rio de Janeiro RJ Brasil, 1936-1945. Arquitetos Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão e Ernani Vasconcellos Foto/Photo Nelson Kon

 

Este edifício, datado de 1936, não é apenas uma das obras públicas mais significativas realizadas pelo jovem Movimento Moderno Brasileiro sob a liderança de Lúcio Costa, mas também viria a ser associado, tanto por sua intenção programática como por seu projeto arquitetônico, com uma modernização democrática da sociedade brasileira. Embora o Ministério possa ter se mudado há muito tempo para Brasília, o edifício ainda permanece como um símbolo nacional do bem-estar da sociedade como um todo, tanto dentro quanto fora do Brasil.

 

Com seus significativos e comoventes murais de azulejos, de Cândido Portinari, seu brise-soleil ajustável altamente inovador e seu jardim na cobertura, de Roberto Burle Marx, o Palácio Capanema continua sendo uma obra sintética do mais alto calibre cultural e, como tal, deve permanecer sob tutela do poder público para sempre. Espero que o governo federal reconsidere sua decisão injustificável e violenta de vender o prédio à iniciativa privada.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Kenneth Frampton

 


 

Sobre o autor

Kenneth Frampton é professor emérito de arquitetura, the Graduate School of Planning, Preservation & Architecture, Columbia University.

 


 

Fonte: Vitruvius

 

 

Veja mais: Plantão Palácio Capanema: siga as últimas notícias sobre o risco de venda do edifício

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo