PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Carta de Veneza comemora 60 anos e é celebrada pelo CAU/MA em Pernambuco

Imagem: CAU/MA

O aniversário de 60 anos da Carta de Veneza é um marco visto como uma oportunidade para reavaliar e reafirmar os princípios da Carta à luz dos desafios contemporâneos enfrentados na conservação cultural, como as mudanças climáticas, o turismo massivo, os conflitos urbanos e o avanço tecnológico.

O Seminário, realizado nos dias 13 e 14 de agosto, durante a Semana do Patrimônio de Pernambuco, contou com a participação de especialistas convidados, nacionais e internacionais, para debater o legado e a atualidade da Carta de Veneza na preservação do patrimônio cultural.

O resultado desse encontro resultará em uma publicação comemorativa com as mensagens e artigos de modo a compartilhar de maneira mais ampla as ideias e reflexões sobre a evolução das práticas de conservação e do restauro do patrimônio cultural construído nessas seis décadas da Carta de Veneza.

O Seminário “Legados e Lições: um olhar sobre 60 anos da Carta de Veneza” é uma correalização do CAU/PE, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, do CAU/MG, CAU/RJ e CAU/BR, por meio da Câmara Temática de Patrimônio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental – CPUA.

Além da participação dos CAU/UFs organizadores, o evento contou com membros de outras unidades da federação. O representante do CAU/MA, o arquiteto e urbanista e conselheiro Eduardo Longhi, participou do evento na capital pernambucana. Essa parceria entre as instituições busca somar esforços/recursos disponíveis, além de interesses específicos de cada parte envolvida.

(Com informações de CAU/MA)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Museu Casa de Rondon preserva patrimônio histórico de Rondônia

Preservação e Memória em Foco foram destaques do 2º Seminário TOPOS na UnB

CAU/MG realiza levantamento de representação em Conselhos de Patrimônio

Pular para o conteúdo